Buenos Aires em agosto de 2017

Se você está com passagem marcada para Buenos Aires em agosto, felicitaciones! Este é um dos melhores meses do ano para conhecer a capital portenha. A cidade fica repleta de atividades – muitas delas grátis – para todos os estilos de vistantes e “bolsos”. Confira neste post a seleção do Aquí me Quedo.

 

Buenos Aires em agosto

Ramiro Gallo Quinteto (ensaio aberto) – dia 4 de agosto

Para descobrir o que anda fazendo este quinteto, a pedida é espiar o ensaio aberto, às 18h, em La Casa del Tango (Guardia vieja 4049).  A entrada é “a la gorra”, ou seja, você contribui como quiser, ou puder. Leia mais sobre Ramiro Gallo em Facebook.

 

Festival FACAFF – de 10 a 16 de agosto

Durante nove noite de agosto, o melhor do tango contemporâneo no festival FACAFF (Familia del Club Atlético Fernández Fierro), encontro auto-gerido, completamente organizado pelos músicos que fomam parte da Fernández Fierro. Sã0 40 bandas, só gente boa: Tata Cedrón Cuarteto, Rascasuelos, Juan Seren y Los Púa Abajo, 34 Puñaladas, Ciudad Baigón, Quinteto Negro La Boca, Orquesta Típica La Vidú, para citar alguns. Além de música, dança, mostras de fotografia, projeções, feira de livros e intervenções a cargo da Fundación León y Augusto Ferrari. Entradas a preços populares. Programação completa AQUI.  

Mundial de Tango – de 10 a 23 de agosto

mundial de tango foto Gustavo Correa

Este é o principal evento do ano para quem gosta de tango. A programação oficial do Mundial de Tango ainda não saiu, mas são mais de 200 concertos e shows grátis, tendo à frente da organização o grande Gabriel Soria,  uma das pessoas que mais sabe do gênero na Argentina. Isso se falar na competição de dança, que reúne casais do mundo inteiro. No ano passado, o evento reuniu 600 mil pessoas. Aguardem post específico assim que a gente tiver os detalhes deste ano.

Festival Diversa – de 14 a 19 de agosto

buenos aires gay

Espetáculos de drag queens, intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade, concertos, eventos esportivos, rodadas de negócios na 10a Conferencia Internacional de Negocios y Turismo LGBTIQ.  É a quarta edição do Festival Diversa. Um dos destaques é a festa ao ar livre, dia 18, na  Pasaje Giuffra. Programação completa AQUI.

 Leia também Buenos Aires Gay: 10 dicas para ser feliz 

Charly Garcia e Fotoperiodismo – até 12 de agosto

Para que gosta de  fotografia, duas exposições espetaculares.  A primeira se chama Los Ángeles de Charly e reúne imagens de três fotógrafas renomadas da Argentina – Andy Cherniavsky, Nora Lezano e Hilda Lizarazu – tendo como protagonista o grande e polêmico Charly Garcia.  A segunda mostra é um clássico e traz as melhores fotos do ano. São 300 imagens selecionadas entre mais de 3000 fotos enviadas por fotojornalistas de toda a Argentina. Ambas no Palais de Glace, na Recoleta.

Maldita Milonga – todas as quartas-feiras

Uma visita a Buenos Aires não fica completa sem ir a uma milonga. As milongas são lugares onde as pessoas vao dançar tango – não é um show para turistas! Todas as quartas-feiras eu dou aula para principiantes na Maldita Milonga, em San Telmo, ao lado da Laura Heredia e do Sérgio, que são os professores de intermediários e avançados. O lugar é bacana e ainda tem música ao vivo com a Orquestra El Afronte e uma curta apresentação de  bailarinos profissionais no final.  Imperdível. A Maldita fica em Peru, 571 e as aulas começam às 21h.

Aproveite e visite o Mercado de San Telmo 

Buenos Aires em agosto

Visitas guiadas grátis – todo o mês

buenos aires em agosto visitas guiadas

O governo da cidade oferece uma série de tours grátis por Buenos Aires.tours de bicicleta por diversos bairros, circuito do Papa, em “eco-auto” pela reserva ecológica, trekking urbano, visitas aos bairros futeboleiros e ainda visitas noturnas pela Avenida Alvear, Avenida de Mayo ou Corrientes, e ainda pelos terraços da cidade. Há, inclusive, um circuito de rock, que recorre a vida e obra de várias legendas roqueiras: Luca Prodan e a banda Sumo, Luis Alberto Spinetta e ainda a união do rock e blues com Memphis la Blusera. Todos os passeios grátis nesta lista.

Diane Arbus no Malba – até outubro

buenos aires em agosto mostra fotografia

É a primeira exposição de Diane Arbus (1923-1971)  na Argentina e por isso a mostra é destaque da agenda de Buenos Aires em agosto. São mais de 100 imagens, especialmente dos primeiros sete anos de trabalho, nos quais Arbus fotografou as ruas nova iorquinas e por isso a mostra leva o título de “En el principio”. Diane Arbus  tornou-se conhecida por retratar em preto e branco pessoas que estavam à margem da sociedade. Com raras exceções, fazia apenas fotos de pessoas. Diferentes, feios, grotescos, excluídos. Entre 1969 e 1971, Diane realizou um intenso trabalho retratando pessoas com necessidades especiais. Arbus cometeu suicídio em 1971. A mostra está no Malba.

Rada no Torcuato Tasso – 16 e 17 de agosto

A programação do Torcuato Tasso para agosto está excelente! Um dos destaques é o show do Ruben Rada, que traz o disco Confidence, que ganhou um Prêmio Gardel de Melhor Álbum de Música Intrumental e Fusão. Ritmos negros diversos. A partir de 400 pesos.

“Destierro”, de Anish Kapoor – até 27 de agosto 

É a primeira vez que Anish Kapoor exibe na Argentina uma obra pensada especialmente para o Parque de la Memoria. Nascido em Bombai em 1954, e radicado em Londres, Kapoor é um dos artistas contemporâneos de maior relevância na cena internacional.  Com curadoria de Marcello Dantas, Destierro está integrada por três obras: Imagine BlueAnxious e Destierro,  que formam um conjunto conceitual onde o artista problematiza a relação entre a matéria e a percepção. Entrada grátis. Confira os horários no site do Parque de la Memoria.

Leia mais sobre o Parque de la Memoria 

Buenos Aires em agosto tem show de tango – todo o mês

buenos aires em agosto show de tango

Para quem está vindo a Buenos Aires pela primeira vez, sempre tem show de tango na agenda. Eu tenho cinco preferidos, embora quase todos sejam de alto nível: Café de los Angelitos, Esquina Carlos Gardel, Tango Porteño, Piazzolla Tango e, para quem bala na agulha, Rojo Tango. Confira neste link um vídeo de cada um deles!

 

 

2 Comments

  • Antonio Claudio Soares Bonsegno disse:

    Colega Gisele, como não posso estar como gostaria em Buenos Aires, sinto-me um pouco na cidade lendo sempre seu blog e suas matérias interessantes. Essa bela cidade deve a você muito pela divulgação que faz. Abraço fraterno. Antonio Claudio Soares Bonsegno, advogado e jornalista residente em Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *