Buenos Aires em outubro de 2017

Passeios a remo, fotos de Robert Capa, Nan Goldin e Patty Smith, “Björk Digital”, mostra em homenagem a Atahualpa Yupanqui, festival Yoga Grátis, milongas com música ao vivo, show em homenagem a Piazzolla. Buenos Aires em outubro: uma agenda cultural totalmente grátis pra quem tá com a grana curta. Confira a seleção do Aquí me Quedo.

 

Buenos Aires em outubro

 

Buenos Aires em outubro

Exposição: Robert Capa

buenos aires em outubro mostra robert capa picasso

Picasso por Robert Capa

Capa en color traz fotografias coloridas de Robert Capa, célebre fotojornalista húngaro que documentou alguns dos eventos políticos mais importantes da Europa Ocidental no século XX. São mais de 100 imagens de suas viagens pelo Marrocos, Israel e Japão, além de retratos pouco tradicionais de atores e um estudo sobre Pablo Picasso. Para completar, publicações relacionadas a ele e documentos pessoais de Capa. Organizada pelo International Center of Photography e pela Subsecretaría de Gestión Patrimonial del Ministerio de Cultura de la Nación, a exposição tem curadoria de Cynthia Young e nos dá a possibilidade de ver um outro lado do fotógrafo que ficou conhecido no mundo por dominar a fotografia em branco e preto.

Onde: Casa del Bientenario (Riobamba 985). Grátis. Até 7 de janeiro.

 

Buenos Aires em outubro

Coleção da Fundação Cartier

Nan Goldin, The Ballad of Sexual Dependency [La Balada de la dependencia sexual], 1979-1995.

Essa mostra está demais! Chama-se Les Visitants e ocupa dois andares do Centro Cultural Kirchner com obras de 23 artistas internacionais, entre eles  William EgglestonPatti SmithJuergen TellerWolfgang TillmansNobuyoshi ArakiHiroshi SugimotoSeydou Keïta, J.D. ‘Okhai OjeikereAlair Gomes e Francesca Woodman. Também projeções e vídeoinstalações de  Agnès Varda e Nan Goldin, entre outros. A mostra inclui ma escultura gigante de Adriana Varejão, além de centenas de desenhos de David Lynch, além de uma série de fotografias do cineasta, exibidas pela primeira vez ao público.

Onde: CCK, a partir de 27 de outubro.

 

Buenos Aires em outubro

Milonga de la Manzana de las Luces

Para bailar, a dica do mês é a Milonga de la Manzana de las Luces, que acontece todas as sextas-feiras no centro de Buenos Aires, bem pertinho da Casa Rosada, em um prédio cheio de história. Chegue cedo, visite o edifício, e depois faça a aula de tango (grátis), às 18h. Após a aula, começa a milonga. Sempre tem música ao vivo e, se o tempo permite, o baile acontece ao ar livre, na arte externa, à luz da lua. Importante: termina à meia-noite.

Onde: Manzana de las Luces. Perú, 272. Todas as sextas, a partir das 18h.

 

Buenos Aires em outubro

Mostra em homengagem a Atahualpa Yupanqui

Também no CCK, uma exposição Tierra que anda faz homenagem a Atahualpa Yupanqui. A mostra é a primeira de uma série de atividades que acontecerão até o ano que vem, dedicadas a celebrar a monumental obra do poeta, guitarrista e cantor de folclore. No dia 31 de janeiro de 2018 são comemorados os 110 anos de seu nascimento. Estruturada em três eixos  –“A Montanha”, “A Selva” e “O Pampa”– que refletem os três mistérios do homem na Argentina, que Yupanqui abordou magistralmente em suas criações, a mostra reúne objetos pessoais, fotos, áudios e frases. Entre eles, suas cartas e máquina de escrever, ceridão de casamento e seu famoso poncho.

Onde: Centro Cultural Kirchner, a partir de 4 de outubro.

 

Buenos Aires em outubro

Miró

Dia 25 de outubro, o Museu Nacional de Bellas Artes inaugura a mostra Miró: la experiencia de mirar, com cinquenta obras do artista catalão Joan Miró (1893-1983) feitas durantes suas duas últimas décadas de vida. Pinturas, desenhos e esculturas, uma faceta de Miró que a gente em geral conhece menos.  Os trabalhos pertencem à coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, da Espanha.

Onde: Museu Nacional de Bellas Artes, até janeiro de 2018

 

 

Buenos Aires em outubro

Visitas guiadas grátis

Se você está vindo a Buenos Aires ela primeira vez, faça alguma das visitas guiadas grátis oferecidas pelo Governo da Cidade, uma pedida para quem gosta de história e cultura. As ofertas vão desde a Casa Rosada e Museu do Bicentenário, passando pela CatedralCabildoCongresso NacionalCemitério da RecoletaUsina del Arte e até o Circuito do Papa. Também incluem visitas noturnas a diferentes lugares, corridas, caminhadas e até passeios em barco a remo!

Onde: informações no site oficial de Buenos Aires

 

Buenos Aires em outubro

Quinteto Astor Piazzolla

Como parte da Agenda Piazzolla 25 anos, o Quinteto Astor Piazzolla faz uma homenagem a três grandes nomes do tango argentino: Piazzolla – Troilo – Pugliese.  O quinteto, dirigido por Julián Vat e integrado por Cristian Zárate (piano), Sergio Rivas (contrabaixo), Sebastián Prusak (violino), Germán Martínez (guitarra) e Lautaro Greco (bandoneón), realizará pela primeira vez uma homenagem a Aníbal Troilo e Osvaldo Pugliese. Tocarão um repertório obras destes mestros, com arranjos de Astor.

Onde: Usina del Arte, dias 6, 13 e 20 de outubro. São 2 entradas por pessoa, retiradas 2 horas antes do espetáculo.
Caffarena 1, esq. Av . Pedro de Mendoza

 

Buenos Aires em outubro

Björk digital

“Björk digital é uma experiência de imersão, com trabalhos de Michel Gondry, Spike Jonze, Stephane Sednaoui e Nick Thornton Jones, entre outros, com instalações de vídeo, realidade virtual e 3D. A mostra fica em frente à Usina del Arte. A “experiência” dura 75 minutos e o acesso é por grupos. Não é apta para menores de 13 anos.

Onde: Usina del Arte (Agustín Caffarena 1, La Boca), até 31 de dezembro

 

Leia também:

Buenos Aires Gay: 10 dicas para ser feliz

Primavera: 10 passeios grátis

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *