Primavera em Buenos Aires : 10 passeios grátis

primavera 2

A primavera em Buenos Aires é uma delícia, uma das melhores épocas do ano para visitar a cidade.  A temperatura é agradável – ainda não faz aquele calorão – e os parques e praças ficam super floridas. Para completar, o Aquí me Quedo te dá 10 dicas de passeios grátis (ou quase) pela capital portenha.

 

 Primavera em Buenos Aires :

Saia à caça dos jacarandás

Os jacarandás são o símbolo da chegada da primavera em Buenos Aires. Estas árvores foram incorporadas à cidade pelo paisagista Carlos Thays e hoje são mais de 11.000 exemplares, segundo o último “Censo del Arbolado”, feito pelo governo.  Os bairros com mais jacarandás são Palermo, Recoleta e Belgrano, todos mapeados AQUI.  Aproveite para descobri-los e fotografá-los.

 

Primavera em Buenos Aires :

Faça um piquenique no parque

É só esquentar um pouquinho que os portenhos enlouquecem e invadem os parques da cidade! Em Roma, como os romanos! Compre lanchinho, jornais e se atire na grama. Buenos Aires tem 16 espaços verdes que, nesta época do ano, pedem um piquenique. Entre os principais estão: a Reserva Ecológica, os Bosques de Palermo, o Parque Centenário e a Plaza Francia, para citar alguns. E, é claro, o Jardim Botânico, com suas 65 espécies de borboletas e cinco mil espécies de plantas do mundo inteiro. Há uma seção só com a flora argentina, dividida por estados. Confira todas as áreas no Mapa.  

primavera em buenos aires tigre

 

Primavera em Buenos Aires:

Caminhe pela Costanera Sur

Um lugar ainda pouco visitado pelos turistas é a Reserva Ecológica Costanera Sur, um espaço verde – de 360 hectares – dentro da cidade de Buenos Aires. Fica “atrás” de Puerto Madero. A área tem diversos circuitos de caminhada e é  considerado um dos melhores lugares da cidade para correr, já que a volta maior tem 8 km ininterruptos. É também um bom lugar para quem gosta de observar pássaros.

primavera em buenos aires costanera sur

Primavera em Buenos Aires:

Faça um passeio em bike

Buenos Aires já em mais de 140 km de ciclovias na cidade e um sistema de empréstimos de bicicletas grátis, também para turistas. E agora automatizado! Para usar uma bike é preciso ir até uma das estações amarelinhas e apresentar o passaporte original e uma cópia. Ou faça a inscrição AQUI. Aos sábados e domingos, são duas horas grátis. Funciona 24 horas, 365 dias! Perfeito para curtir a primavera em Buenos Aires. Informações do sistema Ecobici AQUI.

 Roteiro da sara

 

Buenos Aires na Primavera:

Aprecie as esculturas ao ar livre

Buenos Aires possui mais de 2000 monumentos e obras de arte espalhados pela cidade. Somente no Jardim Botânico são 33 peças. Entre as preciosidades pelas quais não se paga para ver estão Torso Masculino, do colombiano Fernando Botero, no Parque Carlos Thays, e um dos oito originais de O Pensador, de Rodin, na Praça do Congresso.

primavera em buenos aires rodin congresso

Buenos Aires na Primavera:

Veja um filme argentino

Não é free, mas é quase, e é na mesma praça de onde você foi ver O Pensador. O Cine Gaumont é daqueles enormes, antigões (mas totalmente reformado) e só passa “películas” argentinas. A entrada é 30 pesos. Confira a programação no site.

cinema gaumont primavera em buenos aires

Enorme, como nos velhos tempos

Buenos Aires na Primavera:

Passe umas horas numa livraria

Buenos Aires é a cidade com mais livrarias no mundo em relação ao número de habitantes, segundo estudo publicado pelo World Cities Culture Forum 2014. São 467 comércios dedicados à venda de livros! A maior concentração é no bairro de São Nicolás (pertinho do Centro), que se orgulha de ter uma livraria para cada 242 habitantes. Se você não quiser gastar nada, não têm importância. Em algumas delas, como na El Ateneo (eleita pelo jornal The Guardian a segunda mais bonita do mundo) você pode escolher um livro e ler em um poltrona sem ser incomodado. As minhas preferidas são a Eterna Cadencia, em Palermo Hollywood, e a Fedro, em São Telmo.

Gratis Eterna Cadencia

Eterna Cadência

Buenos Aires na Primavera:

Tome um café com calma, lendo o jornal do dia

Não sei se tem um programa mais portenho que tomar um cortado (café com um pouco de leite) lendo o jornal do dia. Faça isso, de preferência em um café notável. Um café custa em torno de R$5. Quase todos os cafés de Buenos Aires possuem wifi grátis (pergunte a senha ao garçom). Aproveite para avisar à família que você chegou bem. O ideal é aproveitar as férias para desconectar-se mas, se você realmente precisar de internet, busque a rede BA Wifi. São mais de 80 pontos gratuitos.

Cafes de Buenos Aires. Foto Gisele Teixeira

Quase grátis!

 

4 Comments

  • Fernanda disse:

    Olá Bom dia,
    Já estive duas vezes (2010 e 2012) em Buenos Aires, é uma cidade que me encanta. Estou pensando em ir novamente, mas uma amiga esteve lá mês passado e disse que a cidade está bem acabada e desinteressante e a inflação cada vez pior. Como turistas, ainda vale a pena a visita ou o mais prudente é aguardar um pouco mais?

    • Fernanda, Buenos Aires nunca estará “acabada e desinteressante”. É uma cidade encantadora, viva, cheia de propostas culturais. Não sei por onde andou a tua amiga! Estamos com mais inflação, isso sim. Mas nada que justifique cancelar uma viagem. Vem!

  • Marcio David disse:

    Olá Gisele!

    Suas dicas são fantásticas! Estarei na segunda quinzena de novembro por aí, fico feliz de aproveitá-las! Um amigo meu deseja que eu compre requeijão aqui no Brasil, segundo ele, não há em BsAs – é possível entrar com alimentação tranquilamente? Outra questão: o Buquebus para Colônia – melhor comprar já com antecedência ou posso comprar no momento que eu estiver aí – me preocupa o clima do dia haja vista que não posso alterar datas. Obrigado!

    👍🏻

    • Eu nao tenho certeza, mas acho que se o requeijão vier bem fechado e escondidinho na mala ele passa. Nao sei se é legal, mas passa. No caso do Buque, se vc comprar com antecedencia vai comprar mais barato, isso! Quantos dias vc fica? É a primeira vez? Eu só aconselho Colonia se vc vai ficar mais tempo e se já veio antes. Senão é como ter quatro dias no Rio e querer ir a Niterói. Gracias pela leitura. E boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *