O tango na Rússia

Argentine tango in St.Petersburg, Russia

O tango na Rússia vive atualmente um momento de expansão. O país conta com mais de 30 milongas, em diferentes cidades, três festivais anuais e pelo menos 20 escolas da dança em Moscou. Em 2017, no Mundial de Tango realizado em Buenos Aires, 17 casais russos participaram da disputa.

O Tango na Rússia – história

Não é muito fácil encontrar informações históricas sobre a chegada do tango na Rússia. Dizem que teria sido via São Petesburgo, em 1914, e que, como aconteceu em outros países, teria sido banido pelas autoridades por ser considerado muito sensual e imoral.

O segundo desembarque – com um pouco mais de dados históricos – foi pelos anos 1920, quando França e Inglaterra já viviam uma espécie de tangomania. A popularidade da música inspirou artistas europeus não só a interpretar clássicos argentinos, mas também para a criar suas próprias composições.  Os soviéticos não ficaram imunes a dessa expansão.

A alma russa (душа, dusha), um conceito criado por Gogol, Tolstoi e Dostoievski, descreve a espiritualidade russa como cheia de compaixão, força e profundidade, mas também em contínuo sofrimento, e de alguma forma melancólica e profundamente emocional. Esta visão pode ser uma relíquia do romantismo do século XIX, mas foi a  base perfeita para a chegada do tango.

De acordo com o blog The Educated Tango, o cantor de tango mais conhecido na Rússia foi Piotr Leschenko (Пётр Константинович Лещенко), nascido em 1898 perto de Odessa, na Ucrânia, e falecido em 1954 em um campo de prisioneiros romeno. Ele tinha o apelido de “Rei do Tango Russo” e sua composição mais popular foi “Serdtse” (coração).

O Tango na Rússia – hoje

O site Milongas-In lista os lugares de baile em todo o mundo, Rússia inclusive, e mostra que atualmente o tango de salão é tão popular quanto o de cenário. É cada vez mais comum que professores argentinos viajem para lá para ensinar a dançar e que russos venham para cá para praticar nas milongas portenhas.

No final de outubro do anos passado, foi realizado o sétimo festival Planetango em Moscou, quando com cinco casais de maestros de tango da Argentina foram à cidade para dar master classes. Segundo os organizadores, cerca de 300 estudantes de tango participaram do evento. A oitava edição é de 1 a 5 de novembro de 2018, com a participarão de  Mariano Chicho Frumboli & Juana Sepulveda, Sabrina & Ruben Veliz, Ariadna Naveira & Fernando Sanchez. Outro festival, Milonguero’s Nights, acontece em agosto.

Matéria sobre tango argentino, divulgada esta semana por lá, com a participação do bailarino Victor Ruas.

tango na russia milonga

Num desses abraços, nosso amigo Alexandre Salazar, da Colômbia, acabou se apaixonando por uma russa – a Anastacia – e foi dar em Irkutsk, onde vive hoje, ajudando o povo do frio a se abraçar de verdade!

Amigo, se te extraña por acá!

tango na rússia Alexander y Anastasia Dradá Salazar

Copa do Mundo: leia nosso post sobre Tango e Futebol 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *