Turismo Criativo: o tango na terra do frevo

recife

 

O Tango sob Medida é um “braço” do Aquí me Quedo, que surgiu em 2018 para mostrar o tango de um jeito contemporâneo e personalizado aos turistas que chegam a Buenos Aires. A ideia é que os visitantes possam experimentar o ritmo e não serem somente espectadores, como acontece na maioria das vezes. Ou seja, que eles possam dar uns passinhos, ir a uma milonga e descobrir lugares de tango que não estão nas agendas turísticas convencionais.

 

A iniciativa foi selecionada pela Prefeitura do Recife e SEBRAE-PE para participar do Seminário Internacional de Turismo Criativo, realizado em dezembro passado, que reuniu algumas das principais experiências turísticas criativas no mundo. Entre elas, por exemplo, o caso de Loulé, no Algarve, em Portugal, que encontrou nesse tipo de turismo uma forma de manter a tradição existente de pintura de azulejos e confecção de tambores portugueses, entre outros. 

Foto Creative Tourism Network

Foto Creative Tourism Network

seminario internacional de turismo criativo

Foto Creative Tourism Network

O Recife apresentou seu Plano de Turismo Criativo e três experiências que estão sendo realizadas pelo Recria – Rede Nacional de Turismo Criativo – uma na Ilha de Deus e outra na Bomba do Hemetério, que estão mudando a realidade das comunidades locais, e ainda os passeios de bike por Recife, um jeito novo de conhecer a cidade. Detalhes dessas propostas em posts nos próximos dias.

Turismo Criativo – o que é

O Turismo Criativo, ou turismo de experiência, é uma pegada nova nessa atividade tão tradicional que é o turismo, que nasceu com a proposta de conectar viajantes, cidadãos locais e lugares de um jeito diferente do convencional.

De um lado, estão os visitantes que desejam ter uma imersão cultural e afetiva por meio de vivências. Do outro, pessoas locais que possuem saberes e expressões culturais únicos e estão prontos para compartilhá-los, propiciando uma imersão cultural única.

Ninguém mais quer ser expectador, todos querem viver o destino!

Exemplo: ir a um mercado comprar carne, aprender a fazer uma farofinha e depois assar o próprio churrasco, numa cidade do Rio Grande do Sul, pode ser uma experiência para um visitante que chega de outro continente. Imagine um japonês!

tango sob medida

Aula em Bohemia Tanguera

Turismo criativo e tango

No caso de Buenos Aires, o Tango sob Medida incentiva os visitantes a conhecer a dança na prática, por meio de aulas privadas ou grupais, e depois vivê-la no mundo do baile, que acontece nas milongas. As milongas não são shows, são espaços sociais, de diversão e prática de tango, que os portenhos costumam frequentar para dançar.

Também oferece aulas com música ao vivo e experiências com instrumentos fundamentais do tango, como o bandoneón, pra quem sabe não quer dançar mas se interesse pela música.

Tango sob medida

Aula com música ao vivo e sobre a história do bandoneón

O Tango sob Medida foi citada pelo inglês Greg Richards, co-inventor do conceito de Turismo Criativo (Creative Tourism) como um exemplo desse tipo de turismo em Buenos Aires.

seminario internacional de turismo criativo Recife

Foto Creative Tourism Network

Em Recife, participei do seminário de duas formas. Por meio de um workshop sobre “Como usar o Tango para construir uma narrativa turística criativa de Buenos Aires”, realizado no hermoso Paço do Frevo, e também como uma apresentação sobre a atual cena do tango em Buenos Aires e como o gênero vem mudando ao longo dos últimos anos.

seminario internacional de turismo criativo Recife

Para mim foi um prazer participar do seminário, voltei cheia de ideias e muito fortalecida em saber que tem mais gente caminhando nesta direção.

Caroline Couret, da Espanha, falou sobre os impactos do turismo criativo sobre os mercados turísticos locais, e este talvez seja o principal desafio do tango agora, especialmente em momento de crise econômica. A saída, todos destaracam, é trabalhar em redes. Junto a gente potencializa todos os projetos.  Busco parceiros!

 

Quem quiser saber mais sobre o Tango sob Medida e sobre Turismo Criativo pode me escrever no email gisele@aquimequedo.com.br

 

Descubra o Paço do Frevo 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *