Recife: 4 passeios que pulsam no ritmo da cidade!

la ursa tours sombrinhas

Se você é um dos sortudos que está com passagem comprada para o Recife, aproveite para explorar a cidade um jeito diferente. Aliás, de quatro jeitos diferentes: você pode cozinhar na Ilha de Deus, pedalar por diferentes circuitos, fazer um tour cervejeiro desbravando os rios recifenses e ainda conhecer um lugar que reúne 60 grupos culturais e agremiações de Carnaval.

Recife de um jeito que você nunca viu!

recife passeio la ursa marco zero

Estas são todas propostas de turismo criativo, um jeito relativamente novo de viajar, que pressupõe conexões entre os visitantes, os locais e atividades que são únicas.

O Turismo Criativo faz o visitante se inserir na cultura local, vivenciado as inteligências daquele território para co criar as experiências. É um turismo de participação com afetos e conexão entre as pessoas”, explica Larissa Almeida, fundadora da Recria, entidade que está à frente destas iniciativas que vou detalhar abaixo.

Turismo Criativo: o tango na terra do frevo!

 

Recife: cozinhando na Ilha de Deus

O Edu teve o privilégio de conhecer esse projeto de turismo criativo de base comunitária desenvolvido na Ilha de Deus e fez uma aula de gastronomia com Negralinda, umas das líderes locais. A receita era uma mariscada feita com mariscos pescados na hora! A região tem uma história incrível de luta contra a pressão imobiliária, a poluição e a violência. Um grupo de mulheres guerreiras, entre elas a Negralinda, encabeça a resistência. Esta semana tem post específico sobre esse passeio!

recife ilha de deus

Foto gentileza do creativetourismnetwork.org

A Ilha de Deus está localizada no centro de um dos maiores manguezais urbanos do Brasil e  começou a ser ocupada nas primeiras décadas do século XX. Desde o início de sua formação, a pesca foi a atividade econômica predominante: de camarões, caranguejos e unhas-de-velho a siris e sururus. A comunidade é exemplo de resistência  e do potencial de reinvenção das pessoas. Se você tiver com passagem marcada pra Recife, não deixe de conhecer esse projeto. E não deixe de ler o nosso próximo post!

 

Recife: passeio de bike

A gente sempre inclui um passeio de bike nas nossas andanças e, não raro, vira o ponto alto da viagem. Recife é uma cidade perfeita para pedalar, por ser predominantemente plana. Faz calor, isso sim, mas nada que o trio bom chapéu, filtro solar e água não resolva.

la ursa tours recife

Desta vez fomos conhecer a proposta a La Ursa Tours, primeiro bike tour regular do Recife e o primeiro do Brasil que usa o sistema de bicicletas compartilhadas. São vários circuitos, sendo um deles pelos lugares históricos do carnaval na cidade, oferecido e setembro a março. Todo mundo recebe algum adereço e sai pedalando no clima. Achei delícia a proposta!

recife la ursa tours carnaval

Nós fizemos uma pedalada pela parte histórica da capital pernambucana, com umas vistas bem inusitadas. Começamos em Boa Viagem – passando em frente do edifício onde foi filmado Aquarius – e seguimos por Brasília Teimosa até o pátio de Esculturas de Ricardo Brennand. Depois, atravessamos de barquinho até o Marco Zero e seguimos pelo Recife Antigo.

No caminho, a gente passou por vários grafites massa e por obras de artistas como Eduardo Kobra e  do artista português Alexandre Farto, conhecido como Vhils.  A Renata Gamelo, que conduz os grupos, é uma das pessoas mais antenadas da cidade e vai te explicando tudinho. Ela é faixa-preta em cultura e sabe tudo sobre movida de Recife. Aproveitem!

la ursa tours grafiti

Recife: uma gelada no Rio Capibaribe

Chama-se Um Brinde a Nassau esse incrível tour cervejeiro que rola num barco, enquanto a gente navega pelos rios, pontes e overdrives. Eu fiz uma versão pocket do tour, durante uma manhã. O passeio completo dura o dia inteiro, com almoço harmonizado em 3 etapas.

recife um brinde a nassau

A gente se encontrou no Marco Zero com os criadores dessa proposta, o Raphael Vasconcelos, Beer Sommelier pela Doemens Akademie, e o José Jayme dos Santos Fonseca, também Beer Sommelier e blogueiro do Juntando Mochilas. De lá, saímos em um barquinho.  Enquanto navegávamos e degustávamos cervejas artesanais geladinhas, eles nos contaram a história da primeira cervejaria das Américas.

Pouca gente sabe, mas Pernambuco é um estado pioneiro em produção de cerveja artesanal. Em 1641, Maurício de Nassau trouxe para o Recife, no bairro das Graças, o mestre cervejeiro Dirck Dick e juntos fundaram a primeira cervejaria das Américas, chamada de La Fontaine.

Além das cervejas, uma das coisas mais bacanas desse passeio é realmente o trajeto de barco e a possibilidade de ver a cidade do Recife de ângulos inusitados.

O passeio faz um parada ainda pelo Jardim do Baobá, um espaço incrível que eu não sabia que existia na cidade. O baobá deste parque é tombado pela prefeitura do Recife desde 1988 e tem 15 metros de altura, uma copa de 10 metros de diâmetro e tronco de cinco metros de diâmetro!
O tour cervejeiro, como não podia deixar de ser, termina com a visitação a uma cervejaria artesanal, pra gente tomar a última gelada, acompanhada de um delicioso caldinho de sururu. Aprovadíssimo.

 

Recife – Polo Cultural da Bomba do Hemetério

A visita à Bomba do Hemetério foi o único tour que não tempo da gente fazer pessoalmente, mas tivemos uma provinha durante o Seminário Internacional de Turismo Criativo.

A Bomba é um lugar que reúne mais de 60 grupos culturais e agremiações de Carnaval e que, por isso, nos permite mergulhar na diversidade do carnaval do Recife em qualquer época do ano. São grupos de maracatus e caboclinhos, sambas e troças, bois e reisados, afoxés, ursos e frevo.

Ou seja, a Bomba é festa! Vejam bem a nossa felicidade nessa foto abaixo.

O pólo cultural oferece diversos roteiros, oficinas (como, por exemplo, oficinas de percussão ou de confecção e adereços), e delícias gastronômicas. É o primeiro destino turístico cultural de base comunitária em área urbana.

A Bomba do Hemetério reflete a cultura de raiz no Recife.

Vou ter que voltar! Detalhes da proposta e como reservar AQUI.

Recife bomba do hemeterio

Foto gentileza do creativetourismnetwork.org

Recife e o Recria

Todos estes passeios fazem parte da Rede Nacional de Turismo Criativo – RECRIA que, em 2018, foi a grande vencedora do Creative Tourism Awards na categoria “Melhor Estratégia de Desenvolvimento do Turismo Criativo”.

Trata-se de uma iniciativa da Rede Internacional de Turismo Criativo, instituição com sede em Barcelona, que premia as melhores práticas que impulsionam o Turismo Criativo mundo à fora. O prêmio é o reconhecimento do trabalho transformador que vem sendo desenvolvido pela Rede em busca de um turismo mais inclusivo e encantador.

A gente provou, amou, vibrou e, daqui de longe, deseja vida longa à iniciativa. ♥

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *