Águeda 2019 – Jornadas Internacionais de Turismo

 

Hotéis ecológicos, aldeias de montanha, feiras temáticas, turismo de experiência. Saiba quem participa das Jornadas Internacionais de Turismo | Águeda 2019, em Portugal, para onde vou em julho falar sobre tango e turismo. 

 

As Jornadas Internacionais de Turismo | Águeda 2019, em Portugalsão dois dias de discussões sobre diferentes aspectos da atividade.

No primeiro dia, as discussões estão centradas em temas como turismo sustentavel e  desenvolvimento de comunidades locais.

No segundo, o debate foca no combate à sazonalidade, na importância da comunicação e do marketing para o turismo, nas experiências internacionais (tango e turismo entra aqui) e na qualificação profissional.

A organização é da Câmara Municipal da cidade, e o evento acontece em paralelo ao festival de verão AgitÁgueda, criado em 2006 com o objetivo de promover o turismo, novos projetos musicais e a arte urbana na cidade.

 

Leia também: O tango vai dar um rolé em Portugal!

 

Águeda 2019 – primeiro dia

Jornadas internacionais de turismo

Estou curiosa para conhecer alguns dos projetos que serão apresentados no primeiro dia. Entre eles:

Inspira Santa Marta Hotel Lisboa. Dizem que é o hotel mais sustentável de Portugal. Um hotel ecológico, que desde sua abertura tem certificados da Green Globe, Travelife e Carbonfree. Premiado como o Melhor Hotel Eco/Green de Luxo pelo World Luxury Awards em 2018. A própria reforma do prédio foi feita usando materiais de menor impacto ao meio ambiente. Todos os processos usados no hotel estão detalhados no relatório de sustentabilidade que vocês podem espiar AQUI. Interessada nesse relato!

Inspira Santa Maria portugal Águeda 2019

A Terra Eco Camping in Luxury. Esse lugar me pareceu um paraíso. Oferece uma experiência de acampamento ecológico de luxo e está no programa na mesa das experiências de boas práticas na área do turismo sustentável. As acomodações são em tendas Rajasthani ou tipis indianos, ao lado de um grande lago de água fresca na costa sudoeste de Portugal. Está a seis km da costa alentejana e Vicentina, pertinho da praia. Uau!

Quem não gostaria? Foto de Divulgação A Tera Eco Camping

Aldeias do Xisto.  As Aldeias do Xisto são 27 aldeias distribuídas por 16 municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal, num território de enorme beleza. Estes núcleos têm sido alvo de um programa de requalificação, que permite às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atração turística, com recuperação das tradições, valorização do patrimônio arquitetônico, dinamização das artes e ofícios tradicionais e  defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.

Este case das Aldeias Xisto, junto com as Aldeias de Montanha (abaixo), faz parte da mesa que discute A Importância do Turismo no Desenvolvimento das Comunidades Locais. Louca pra saber mais!

 

Rede Aldeias de Montanha – A Rede de Aldeias da Montanha congrega 41 aldeias de nove municípios na Serra da Estrela, com  riquíssimo patrimônio cultural e ambiental, mas acima de tudo um importante testemunho da vida e da cultura desses território. Trabalhando juntos, estes povoados querem desenvolver toda a região como um novo pólo turístico, assentado nas potencialidades da cultura e tradições. Interessantíssima essa proposta.

portugal Águeda 2019

Sazes da Beira

 

Águeda 2019 – segundo dia

Jornadas internacionais de turismo

No segundo dia, um dos debate foca no combate à sazonalidade e traz as experiências da Feira de Natal da cidade de Luxemburgo, considerada uma das 10 melhores da Europa, o Natal Luz de Gramado e o Parque Temático “Perlim”, na Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, em Portugal.

Feira de Natal de Luxemburgo

Há um painel sobre Comunicação e Marketing no Turismo, com temas como Smart Cities, e logo em seguia o painel das experiências internacionais, onde participo com o tango contemporâneo e o turismo de experiência

Nesta mesma mesa estão também a diretora da empresa gaúcha Noratur, Lenora Horn Schneider, que vai falar sobre marketing de relacionamento, e a ministra do turismo do Equador, Rosi Holguin, abordando o projeto e as práticas de sustentabilidade nos Galápagos.

 

Experiência Milongueira em Buenos Aires – Foto Diego Braude

Fecha essa mesa Sheerre Mitchel, presidente e fundador da empresa Immersa Global, que também trabalha esse nicho de experiências, em Portugal, Israel e Costa Rica, com pequenos e exclusivos grupos, focada em gastronomia, línguas e imersões culturais.

portugal Águeda 2019

Experiência Gastronômica da Immersa Global na região do Douro

Por último, o evento vai debater a importância da qualificação para o turismo, com quatro painéis:

1. Projeto Ala + T.  Programa de qualificação em turismo destinado a técnicos superiores e executivos da administração pública autárquica de Portugal

2. Portuguese Mills. Mostra a rota dos moinhos de Portugal 

3. Turismo Industrial. Com representantes dos municípios Santo Tirso, Famalicão, Vila do Conde, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra,

4. Digital Nomads Adventure. Com representantes de Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Amarante, Baião e a Comunidade intermunicipal do Tâmega e Souza.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *