Um eclipse solar total e três tangos

eclipse solar total

O eclipse total do sol do dia 2 de julho pode até passar batido no Brasil, mas na Argentina não.

Junto com o norte do Chile e a Nova Zelândia, algumas províncias do país estão entre os lugares mais privilegiados para observar o fenômeno em sua totalidade. Os eclipses totais do sol são os espetáculos mais importantes para a astronomia.

Primeiro, porque são pouco frequentes. Ocorrem a cada 18 meses em algum lugar do mundo e podem passar anos sem que se repita no mesmo lugar. O último eclipse total do Sol foi nos Estados Unidos, em 21 de agosto de 2017. Mas principalmente porque são impressionantes. ♥

eclipse solar total

Fonte: Planetário de Buenos Aires

Durante um eclipse solar total, as órbitas da Terra a Lua ficam alinhadas de tal forma que o sol fica completamente bloqueado e a sombra do satélite natural se projeta sobre a superfície terrestre.  Ainda que a lua seja 400 vezes menor que o Sol,  se produz uma coincidência astronômica na qual seus tamaños aparentes se tornam exatamente iguais. A escuridão é total e as estrelas podem ser vistas como se fosse de noite!

 

Fonte: Planetário de Buenos Aires

Eclipse solar total: onde ver

O eclipse vai acontecer no final da tarde do dia 2 de julho e será visível em toda a Argentina, mas com diferentes graus de profundidade. Em linhas gerais, começa ao redor das 16h30, quando a Lua toca a borda do Sol (em alguns lugares do país será às 16h25 e em outras às 16h40).

Em alguns pontos do país, a Lua tapará somente 60% ou 70% do Sol. Em outros, o fenômeno será de 100%, no caso de San Juan, San Luis, sul de Córdoba, sul de Santa Fe e no norte de Buenos Aires. Quem perder esta chance, vai ter que esperar até 14 de dezembro de 2020, ou  5 de dezembro 2048!

Eu vou estar num desses pontos onde o eclipse será de 100%, em San Javier, na província de Córdoba!

 

eclipse solar total mapa

 

Os especialistas dizem que quando acontece o eclipse o céu se escurece de forma a permitir ver as estrelas e planetas mais brilhante. A temperatura pode cair 10 graus e um vento começa a soprar! Tudo em questão de poucos segundos. No caso deste eclipse, a duração máxima será de 2,5 minutos.

Em Buenos Aires, o eclipse acontece às 17h44 e será de 99%, mas como vai estar a apenas 1 grau do horizonte, não vai dar para vê-lo tão bem como em outros lugares. 

eclipse solar total

Franja de totalidade do eclipse de 2 de julhoo de 2019 (NASA)

Eclipse solar total: os cuidados!

Salvo nos breves minutos em que dura a totalidade do eclipse – quando o Sol está 100% coberto pela Lua – e se pode olhar para o céu sem perigo, os especialistas alertam que NÃO e deve observar o fenômeno sem filtros ou óculos especiais, independente do grau em que ele ocorre! Olhar o céu sem proteção pode causar danos irreversíveis à retina. 

Descubra o acervo tangueiro do Aquí me Quedo 

 

Três tangos para os eclipses!

É incrível, mas encontrei três tangos dedicados a este fenômeno da natureza, sendo um deles da década de 1930. Curisidade: mais de 30 tanguitos contêm a palavra “luna” em seu título! Pra quem não vai ver o eclipse, pelo menos dá pra dançar à luz da lua ou inspirada por.

 

 

 

Leia mais sobre o eclipse no site do Planetário de Buenos Aires 

Leia mais sobre Córdoba 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *