Mona M. El secreto de Gardel

mona m. el secreto de gardel

 

Mona M. El Secreto de Gardel, em cartaz no Museo del Títere, é a dica da semana do Aquí me Quedo. A obra tem texto e direção de Andrea Castelli, praticamente um selo de qualidade, e um elenco genial! Para quem gosta de tango, história, fantoches, de magia. Todos os domingos de outubro e novembro, às 19h.

Confiram os detalhes neste post.

 

mona m. el secreto de gardel

Todas as fotos da obra são de Guillermo Dorfmann

Mona M. El Secreto de Gardel

Mona Maria Emita Capdeville, mais conhecida como Mona Maris, foi uma argentina estrela de Hollywood dos anos de 1930.

A atriz participou de mais de 50 filmes e contracenou com figuras da magnitude de Buster Keaton, Humphrey Bogart e Cary Grant, para citar alguns.

Os argentinos, no entanto, a recordarão para sempre por ter sido a companheira de Carlos Gardel no filme Cuesta abajo (podem ver a obra completa AQUI).

«En los tiempos iniciales del cine sonoro se tenía muy en cuenta la voz. El propio Carlos Gardel, quien estaba acompañado por Alfredo Le Pera y el director Gasnier, tomó la prueba telefónica en los estudios de la Paramount en Nueva York. Gardel hablaba enfatizando aún más su típico acento porteño, seguramente para comprobar cuál era nuestra reacción. Nunca lo había visto y recién lo conocí cuando me eligieron. (Entrevista completa de Mona M. em Todotango).

Pois bem, dito isso, imaginem como começa Mona M. El Secreto de Gardel: Mona chega a Buenos para encontrar-se com seu amor Carlos Gardel.  São os anos 30! Ela imagina que está num hotel, mas acorda em um lugar estranho: um museu de marionetas (fantoches).

Enquanto espera que “Charles” venha buscar-la, os personagens do lugar a espiam e não entendem quem é a nova “moradora”. Mais não posso contar para não dar spoiler. O que posso garantir é que está tudo genial – vestuário, máscaras, iluminação, objetos em cena.

mona m. el secreto de gardel

Mona M. El secreto de Gardel é uma homenagem ao universo Gardeliano e às talentosas atrizes da época, na figura de Mona Maris, desde a perspectiva do mundo das marionetas. Uma reflexão sobre a os museus, as políticas culturais, os espacios teatrais independentes. Um olhar ao mundo dos objetos, das marionetas e da dança, cosmos onírico onde convivem os personagens e constróem essa pequena sociedade que é um museu.

Ficha técnica de Mona M. El Secreto de Gardel

Dramaturgia: Andrea Castelli
Atores: Eduardo Arias, Berenice De La Cruz, Marcelo Demarchi, Violeta González Robledo, Mariana Kohen
Vestuário: Francisco Ayala
Máscaras e títeres: Marcela Alonso
Iluminação: Alberto Lemme
Gráfica: Natalia Battellini
Assistência de direção: Carina Mele
Produção: Performartes
Colaboração em produção: Mónica Di Franco, Diego Fernández
Direção: Andrea Castelli

Entradas por Alternativa Teatral 

 

Conheça o Museo Argentino del Títere

O Museo Argentino del Títere (Museo da Marioneta ou Fantoche) está localizado na esquina de Piedras e EUA, no bairro de San Telmo. Foi criado em 1983 por Mane Bernardo e Sarah Bianchi. A idéia era deixar um rastro da atividade desta arte no país. São três pequenas salas que guardam um tesouro: mais de 600 bonecos de diferentes partes do mundo, classificados por técnica e origem. Na primeira sala estão os de Europa e Oriente. Na segunda, os bonecos latino-americanos e, por último, uma sala dedicada às produções argentinas. Os mais antigos são os da Indonésia, com mais de 200 anos.

O museu apresenta diferentes tipos de boneco: fantoches de dedo, de sombra e de luva, entre outras. Além das salas de exposição, tem um espaço onde se realizam obras de teatro nos fins de semana e também oficinas de diferentes técnicas. É um museu único de seu tipo no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *