Bares peronistas: para prévias eleitorais

 

Lo de Néstor e Santa Evita se unem ao já tradicional Perón Perón na lista de bares peronistas em Buenos Aires.

Pasmen: na Argentina não dá para falar de nada sem chegar ao Peronismo, nem de comida! Lendo o livro Los Sabores de La Pátria, do jornalista Victor Ego Ducrot, descobri algumas revelações bem curiosas.  Segundo o autor, foi Juan Domingo Perón o responsável por popularizar o assado em Buenos Aires e Evita a introdutora da solanum tuberosum esculentum, a tradicional batata, nos cardápios populares.

De acordo com Ducrot, até 1945 os assados eram coisa do campo. Foi com a transformação do mapa social do país, e a consequente vinda de muita gente do meio rural para trabalhar na cidade, que as parrillas começaram a aparecer em Buenos Aires.

É desta época uma frase famosa dos gorilas (anti-peronistas): “Perón le regaló departamentos a los negros y los cabecitas hacían asado con el parquet”.

O autor também defende que foi por inspiração de Evita que o governo da província de Buenos Aires colocou em cena, pela primeira vez na historia, uma propaganda sobre as virtudes e possibilidades gastronômicas da batata, até então ingrediente considerado pouco nobre.

Ela queria que as donas de casa encontrassem a combinação perfeita entre economia e nutrição eficaz. Mandou distribuir folhetos com receitas. Foi assim que introduziu, para sempre, pratos populares como “papas a la balcareña, a la salteña, a la panadera, papas rellenas e o pastel de papas”, o preferido de Perón.

Dito isso, vamos aos bares, que é o que interessa!

 

Bares peronistas: Perón Perón Resto Bar

 

 

Muito já se disse sobre o Perón Perón, restaurante aberto em 2010, um clássico em Buenos Aires para quem tá afim de abrir os pulmões cantando a marcha peronista muitas vezes. Faz bem à saúde, garanto. Para os que acreditam que “vamos a volver”, esta é a pedida da hora.

Ao entrar, o que impacta é o provocador altar em homenagem a Evita, encravado no meio da sala, com velas, flores e santos que rodeiam uma foto da “chefe espiritual da nação”. Depois, os grafites nas paredes com frases como “Fuerza Cristina”. Além do clima mega-super-hiper peronista, a comida no dia que eu fui estava espetacular – comi uma costela que se desmanchava – mas isso não é unanimidade. Tem gente não acha grande coisa. Os sócios fundadores se separaram e dois deles abriram o Santa Evita (leia abaixo). Ángel Justiniano Carranza 2225

 

Bares peronistas: Santa Evita

 

santa evita bares peronistas

O restaurante Santa Evita (não confundir com o restaurante do Museu Evita!) é uma dissidência do Perón Perón. Seus donos – Gonzalo Alderete Pagés e Florencia Barrientos Paz – trabalharam anos na casa e decidiram armar seu próprio empreendimento (parece que a separação não foi amigável, mas isso não vem ao caso agora).

Servem comida argentina, sendo que o centro das atenções é um forno de barro, de onde saem empanadas sequinhas e suculentas.

O lugar é mais luminoso e tem menos mística política, mas a ideologia é a mesma. Há uma lojinha de roupas e objetos com esta temática e, se os cliente pedirem, também rola a marcha peronista.  De 18h às 20h30 rola La hora de los pueblos, uma versão bem crioula do happy hour, dom diversas ofertas. Fica na Julián Alvarez 1479, em Palermo. 

 

 

Bares peronistas:  “Lo de Néstor”

lo de nestor bar Bares peronistas

Esse barzinho simples, em homenagem a Néstor Kirchner, está localizado na Rua Bolivar, entre México e a Venezuela, no coração de San Telmo. É gerenciado por 14 trabalhadores, que tocam o empreendimento em forma de cooperativa.

No térreo, as paredes são decoradas com imagens do ex-presidente e uma prateleira mostra mídia gráfica alternativa, sob o nome “Lei da Mídia”. No primeiro andar, onde acontecem também lançamentos de livros, charlas e espetáculos de stand-up, há um enorme mural de Néstor Kirchner, escoltado por bustos de Perón e Evita.

O bar é sintonizado com símbolos peronistas, inclusive os nomes dos pratos, como as batatas Francisco, e todos os insumos, desde a cerveja até os produtos de limpeza, são comprados de cooperativas e empresários da economia popular, o que permite que sejam oferecidos preços bem atrativos, com o menu preços cuidados, que brinda entrada, prato principal, bebida e sobremesa a preços bem acessíveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *