Fado e Tango: quarta edição do festival portenho

fado e tango

Fado e Tango é uma mistura que o blog adora! E eis que está de volta o festival que reúne os dois ritmos, em sua quarta edição. O Festival Portenho de Fado e Tango nasceu com a proposta de estimular a conversa entre os dois gêneros, em 2012, mas não rolou todos os anos, com shows somente em 2014 e 2017. Assim que celebramos muitíssimo esta nova edição do projeto.

A quarta edição conta com artistas locais de destaque (como Cucuza Castiello e Chino Laborde) e um convidado de Portugal, Zé Perdigão, que esteve na primeira edição e é uma das melhores vozes atuais do fado.  O Festival Portenho de Fado e Tango” será realizado no Teatro Monteviejo na quinta-feira, 31 de outubro, e no Caff (Club Atlético Fernandez Fierro), na sexta-feira e no sábado, dias 1 e 2 de novembro.

IMPORTANTE:  A entrada é livre e gratuita!

 

Como já falei AQUI, há muitas similitudes entre os dois ritmos. Ambos são populares, nasceram em ambientes marginais e foram influenciados pela imigração em seus países. Carregam o DNA das músicas que surgiram em cidades portuárias – Buenos Aires e Lisboa, respectivamente. Ou seja, a tristeza da alma do imigrante, de seus amores difíceis, da pátria perdida, da nostalgia pelo passado, da solidão.

Tango e fado são também, ambos, considerados patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, e passaram por movimentos similares: uma época de esplendor, outra de certo letargo e quase desaparecimento e, agora, um tempo de ressurgimento com novos expoentes.

 

Festival Portenho de Fado e Tango – Zé Perdigão

 

Festival Porteño de Fado y Tango ze perdigao , o convidado de Portugal, da cidade de Guimarães, é uma das melhores vozes atuais do fado. Descoberto pelo artista e produtor português José Cid, lançou seu primeiro álbum “Os fados do rock” em 2008, conquistando desde então os palcos de Portugal e da América Latina.

Foi reconhecido comocidadão ilustre pelo governo da cidade de Buenos Aires em 2014, uma distinção nunca antes atribuída a um artista ou cidadão português.

Atualmente ele mora em Cabo Verde, onde editou a obra “EnCanto”, em 2019. O trabalho contém 10 canções inéditas entre Mornas, Coladeira e Batuko, onde predominam os sons das raízes musicais cabo-verdianas, cantados em crioulo e totalmente tocados por músicos locais.

 

Festival Portenho de Fado e Tango – Programação

Quinta, dia 31de outubro

Teatro Monteviejo:
Dirección: Lavalle 3177

– Soledad Rivero e Daro Farías (dança)
– Mariana Accinelli (tango e fado)
– Almalusa (Casa de Fados)
– Convitada especial: Lidia Borda (Daniel Godfrid no piano piano)

Sexta, 1 de novembro

CAFF
Dirección: Sánchez de Bustamante 772

– Fadeiros (fado e canção portuguesa)
– Hernán Cucuza Castiello (tango) com Noelia Sinkunas no piano

 

Sábado, 2 de novembro

CAFF
Dirección: Sánchez de Bustamante 772

– Chino Laborde e Federico Mizrahi (tango)
– Karina Beorlegui (tango e fado)
– Convitado especial Portugués: Zé Perdigão
– (Nacho Cabello na guitarra criolla e portuguesa – Pablo Bronzini no piano)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *