Onde estudar cinema em Buenos Aires

onde estudar cinema em buenos aires

Foto Divulgação

 

Onde estudar cinema em Buenos Aires? Direção, roteiro, fotografia, iluminação. Buenos Aires transformou-se num dos principais destinos para quem quer estudar cinema na América Latina. São quase dez escolas na capital e cerca de 12 mil alunos, atraídos pelo bom nível dos profissionais argentinos, a intensa produção (estréiam cerca de 100 filmes por ano) e o baixo custo de vida.

Informações sobre cinema argentino: Cinema Nacional 

Para ver cine argentino on line: Cinema Argentino
Além de ter bons centros para estudar cinema em Buenos Aires, a Argentina possui um fomentador importante, o Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA), que subsidia desde longas de diretores consagrados até documentários e filmes de animação. Esse instituto possui 22 salas espalhadas pelo país, o que garante a exibição nacional. O preço do ingresso também é subsidiado: 30 pesos a inteira (outubro de 2017)

Completam este ciclo dois festivais importantes, o de Mar del Plata, para cinema mais comercial, e o Bafici, um festival de cinema independente que existe há mais de dez anos. Na ultima edição, em 2013, foram exibidos mais de 300 filmes do mundo todo.

Para quem vem à cidade de visita, vale uma passada no Museu de Cinema Pablo Ducrós Hickens, que permaneceu fechado durante sete anos, foi reaberto recentemente, com sede nova, em La Boca.

São mais de 60 mil latas de filmes desde a época muda até agora, documentários nacionais e estrangeiros, cerca de 3 mil cartazes de filmes, 360 croquis de cenários e vestuários, 1,6 mil roteiros originais, 400 pecas de roupas usadas em filmes e ainda objetos de personalidades do cinema. Entrada a 1 peso!

Onde estudar cinema em Buenos Aires:

  1. ESCUELA NACIONAL DE EXPERIMENTACIÓN Y REALIZACIÓN CINEMATOGRÁFICA (ENERC)
  2. UNIVERSIDAD DEL CINE (FUC) – Faculdade de cinema, com oito carreiras. Pós graduação em Cine Ambiental. Período de matrícula de agosto a março (para o ingresso em março) e de abril a maio (para o ingresso em junho. Para alunos estrangeiros, a matrícula sai U$S 1.250.- (dólares americanos) e 11 cotas de $ 3.350.- (pesos argentinos)
  3. CENTRO DE INVESTIGACIÓN CINEMATOGRAFICA (CIC) – São diversas carreiras, em três linhas de pesquisa: cine e tv, atuação e curadoria. Todos os documentos necessários para inscrição neste LINK
  4. CENTRO DE INVESTIGACIÓN Y EXPERIMENTACIÓN EN VIDEO Y CINE (CIEVYC) –  A inscrições estão abertas!!! Carreira de cine, com duração de três anos, com quatro orientações. 
  5. BUENOS AIRES COMUNICACIÓN (BAC)
  6. ESCUELA DE CINE DE ELISEO SUBIELA – Formação acadêmica de três anos. Diversas oficinas extra-curriculares
  7. CURSO DE FORMAÇÃO EM IMAGEM E SOM DA UBA (FADU-UBA) – 
  8. UP FACULTAD E DISEÑO Y COMUNICACIÓN, com as seguintes carreiras:  Comunicación AudiovisualDirección de Arte de Cine y TVGuión de Cine y TVDirección de Actores de Cine y TVFotografía y Televisión
  9. DA VINCI –  Deem uma espiada na carreira de cinema de animação!

16 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *