Dicas da cidade do Porto (Portugal)

Aos poucos vou publicando informações e dicas sobre Portugal e Espanha.

A descoberta do Porto foi uma das melhores surpresas da viagem. A cidade é arrasadoramente linda. Coisa para sentar e ficar olhando por horas. A luz, as casas, as pontes, as gentes. Deixo, abaixo, uma série de fotos e sugestões de lugares para visitar por lá. O ideial é ficar pelo menos uns tres dias na região. A gente ficou esse tempo e não fez nem a metade dos passeios que “tem que” fazer. Ficou só caminhando à toa e tomando vinho.

Algumas dicas:

  •  Gallery Hostel - Amamos este hostel. Ficamos no quarto para casal, com banheiro e cama de 2m x 2m!! Diária a 50 euros. Além de super bacana, o hostel fica na rua Miguel Bombarda, que tem uma concentração muito grande de galerias de arte. E é quase em frente ao Centro Comercial Bombarda que, como eles dizem, é um centro comercial “mas não é um shopping”. Cheio de lojinhas de arte e roupas bacanas.
  • Peter Cafe Sport - O “nosso” cantinho na beira do Douro.
  • Museu Soares dos Reis  -  Junto ao Palácio de Cristal, vale a pena pelo acervo, pelo edifício e pelo jardim
  •  Fundação de Serralves - Fica um pouco longe do centro mas vale super a pena
  • Música (comprar discos) – Dica do Marcio Laranjeira. Rua do Almada ( Rua no centro da cidade do Porto com três boas lojas de vinil, desde raridades até o que há de mais novo. Recomendo a Luie Luie, mas a Lost Underground e a Matéria Prima também são muito boas. Na Rua de Cedofeita tem a CD JOJO, a loja de música mais antiga da cidade em atividade, com um pequeno auditório onde às vezes rolam shows grátis.
  • Diversão Noturna - A Galeria de Paris (rua do centro do Porto Junto ao Clérigos) é um bom centro de diversão desde as 22h até às 03 da manha da cidade. Fomos ao bar  Galeria de Paris, para comer e celebrar o aniversário do Edu. Para quem quer balada, a dica é o Plano B, mais no espirito de boate, super descontraído, com muito boa música até às 6 da manha, e três salas distintas, uma mais lounge, outra rock e a última eletrônica. Já o 77 é uma tasca duvidosa numa perpendicular à Cedofeita, com um ambiente freak, mesas de sinuca e cerveja a 50 centavos de euro. Para completar, Passos Manuel (junto ao coliseu do Porto), que era um antigo cinema, e agora é um espaço de diversão que tem das melhores festas do Porto.
  • Para shows, conferir os blogs: http://amplificasom.blogspot.com/, http://www.istonaoeumafestaindie.blogspot.com e Time Out Porto, apenas em versão impressa (3€)
  • Para a melhor vista – Cruzar para o lado de Gaia. Ponte D.Luis sobre o Porto. Vale a pena.
  • Livraria Lello - A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardron ou simplesmenteLivraria Lello, fica na Rua das Carmelitas, 44, e é uma das mais lindas do mundo. Aqui uma visão de 360 graus.