10 lugares para escutar tango em Buenos Aires

los laureles

Você faz o estilo “perna-de-pau” mas é chegado num 2×4? Confira a nossa seleção com as melhores casas para escutar tango em Buenos Aires.

 

Para conferir a agenda tangueira geral, por dia, espie o site do programa de rádio Fractura Exposta.

1- Bar El Faro

Esse lugar fica longe do centro, na Av. De los Constituyentes 4099, numa esquina de confluência de quatro bairros portenhos: Parque Chas, Villa Urquiza, Villa Pueyrredon e Agronomía. Mas digo uma coisa: vale a viagem! Está na lista dos Notables e durante muitos tempo andou meio caído. Há poucos anos entrou num processo de revitalização, em parte graças ao projeto “El tango vuelve al barrio”, iniciativa do cantor e vizinho Hernán Cucuza Castiello. Pra mim, um dos melhores lugares para escutar tango em Buenos Aires na atualidade. Reserve com bastante antecedência porque lota mesmo. Quem avisa não trai, como se diz aqui! Leia mais sobre o El Faro neste post. 

Endereço: Av. De los Constituyentes 4099. Espie a agenda AQUI.

2 – Centro Cultural Torquato Tasso – San Telmo

Poucos lugares em Buenos Aires podem ser recomendados de olhos fechados, e o Centro Cultural Torquato Tasso é um deles. Localizado em frente ao Parque Lezama, tem programação musical impecável. De quinta a sábado, músicos consagrados como o bandoneonista Rodolfo Mederos e a cantora Soledad Villamil. Os dias de semana são reservados aos jovens intérpretes. O lugar tem um restaurante, mas a comida não é o forte da casa. Imprescindível fazer reserva.

Endereço: Defensa 1575 San Telmo. Confira a agenda AQUI.

casas de show

Centro Cultural Torquato Tasso – Fonte: divulgação

 

3- Los Laureles – Barracas

Este espaço funciona num lugar precioso, um casarão antigo de Barracas que data de 1893. Excelente programação tangueira, boa comida e ambiente acolhedor. Outros pontos positivos são a decoração charmosa, com o tradicional piso portenho preto e branco, lembrando um tabuleiro de xadrez, e a iluminação meio amarela, de farol antigo. Música ao vivo a partir de quarta-feira.  Fazer reserva!

Endereço: Iriarte, 2290. Confira a agenda AQUI. 

tango los laurelesLos Laureles. Foto:  Red de fotografos 

4 – Club Atlético Fernandez Fierro (CAFF) – Almagro

Eles são a orquestra mais punk-rock da história do tango. Uma mescla de Ramones com Pugliese. E são donos de um dos melhores lugares para se ouvir tango em Buenos Aires: com vocês, a Orquestra Típica Fernandez Fierro e a casa onde se apresentam, o Club Atlético Fernadez Fierro, o CAFF. Preparem-se para escutar uma violenta sonoridade e ver um desempenho atípico no palco. Eles tocam na quarta e nos outros dias há convidados.

Endereço: Sánchez de Bustamante 764. Confira a agenda AQUI. 

casas de showClub Atlético Fernandez Fierro / divulgação

5- Café Vinilo – Palermo

Este não é um lugar essencialmente de tango, mas vem com uma pegada tangueira forte nos últimos tempos, inclusive com uma milonga nas segundas-feiras com música ao vivo. Boa opção para quem está em Palermo. Ótima sala, seleção de shows de primeira, excelente restaurante. Imprescindível fazer reserva porque ó lugar é pequeno.

Endereço: Gorriti 3780 (entre Salgueiro e Bulnes). Confira a agenda AQUI. 

cafe-vinilo

Café Vinilo – Divulgação

6 – Centro Cultural de la Cooperación – Centro

Este centro cultural da avenida Corrientes oferece shows de tango todas as quartas-feiras. O projeto se chama Tango de Miercoles, e está dedicado a mostrar novos grupos e propostas. Aproveite para conhecer todo o espaço, que oferece também mostras de arte, café, livraria e uma interessante loja de souvenirs.

Endereço: Corrientes 1453. Confira a agenda AQUI. 

tango centro cultural de la cooperacion

Centro Cultural de la Cooperacion – Miércoles de Tango

7 -Galpón B – Almagro

Ex-teatro Orlando Goñi, este espaço é capitaneado pelos integrantes de uma importante orquestra de tango da nova geração: a Ciudad Baigón. É um lugar alternativo, de vanguarda, com shows de quartas a sábados. O lugar é super astral, com piano acústico, um palco grande, mesas e um bar para quem quer chegar mais cedo e bater papo numa luz tênue. Imprescindível conferir a agenda oficial.

Endereço: Cochabamba 2536. Confira a agenda AQUI.

tango - galponb

Galpon B – divulgação

8 – Pista Urbana – San Telmo

Um cartaz em frente ao Pista Urbana dá o recado: apague a televisão e venha! Esta casa de mais de 100 anos foi recentemente reformada para receber espetáculos em tom intimista. São apenas 50 lugares, decoração charmosa e petiscos de qualidade (empanadas, sanduíches e tapas). Não é um lugar exclusivo de tango, mas a agenda inclui bons nomes do gênero. Fica em San Telmo, em uma quadra cheia de boas recomendações: a tradicional Casal de Cataluña, o Teatro Margarita Xirgu, a galeria de arte Vesco-Gorriarena, e o restaurante El Refuerzo. Leia mais sobre o Pista Urbana. 

Endereço: Chacabuco 874. Confira a agenda AQUI.

pista urbana

Pista Urbana – divulgação

9 – BeBop Club  – San Telmo

Esse é um lugar tradicionalmente de jazz, mas que  cada dia que passa se rende ao tango. É m dos meus espaços favoritos em Buenos Aires. Tem capacidade para 120 pessoas e oferece uma programação de primeira. O ambiente é todo vermelho, com um astral super íntimo e disposição de mesas que faz com que a gente veja bem de qualquer lugar.

Endereço: Moreno, 364. Conferir agenda no site oficial.

bebop

BeBop Club – divulgação

10 – Usina del Arte – La Boca

A Usina del Arte sedia alguns dos melhores espetáculos do Mundial de Tango, realizado todos os anos, em agosto. E reserva bom espaço ao ritmo também em sua programação anual. Recentemente restaurado, o edifício por si só vale a visita. O prédio data de 1916, tem mais de 7 mil m2, construído para albergar a Companhia Ítalo-argentina de Eletricidade. A sala principal possui capacidade para 1.547 espectadores e uma acústica impressionante  – é a única da cidade construída especificamente para a audição de música sinfônica. Entre os habitués tangueiros, estão a Orquestra Escola Emílio Balcarce e Orquestra de Tango da cidade de Buenos Aires. Visitas guiadas gratuitas sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, com duração de 45 minutos.

Endereço: Agustín Cafarena 1 – Esquina Av. Pedro de Mendoza. Confira a agenda AQUI 

tango usina del arte

Usina del Arte – divulgação

6 Comments

  • Cris disse:

    Oi, Gisele!
    Obrigada pelas dicas!
    Você recomendaria os shows do Torquato Tasso para alguém que não conhece nada de tango? Viajarei para Bs As com os meus pais e gostaria de que eles tivessem uma ótima experiência em seu primeiro show de tango.
    Obrigada!

  • Cris disse:

    Ah, acho que o Torquato Tasso tem shows de intérpretes e não dançarinos, certo? Nesse caso, você recomenda alguma casa de tango? Li boas coisas a respeito da El Querandí, Esquina Carlos Gardel, Centro Cultural Borges, Bar Sur… São tantas casas e tantas opiniões que estou confusa! 🙂
    Obrigada

  • Edna Kauss disse:

    Gisele, vamos a Buenos Aires 12-15 de abril. Por favor indique um bom lugar para se assistir a uma autentica casa portenha de tangos aonde os portenhos vão, não turistica. De preferencia com musica ao vivo. Obrigada, Edna Kauss Rio de Janeiro

  • Samanta disse:

    O Café 36 Bilhares fechou! Vai ser agora uma filial de uma pizzaria! Fiquei decepcionada porque era um lugar lindo, que oferecia aulas de bilhares e show de tango a preços acessíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *