Teatro San Martin reabre com festa!

O Teatro San Martin é um dos meus xodós em Buenos Aires! Após 18 meses fechado para reformas, o espaço reabre amanhã (25 de maio) para felicidade geral da nação. Fica no coração da cidade, na avenida Corrientes, e tem a vantagem de ser super democrático, com precinhos camaradas e muita programação gratuita. Entre as principais mudanças estão a modernização de luz e som e de outros artefatos que eram da época a inauguração. O cinema e a fotogaleria ainda não estão prontos, mas a gente já tá feliz!

A casa faz parte do Complexo Teatral de Buenos Aires (CTBA), que inclui outros quatro teatros públicos: o Teatro de la Ribera, o Presidente Alvear, o Regio e o Sarmiento, todos ligados ao governo da cidade de Buenos Aires. Mas o San Martin é o meu preferido mesmo! Além de ser gigante – são cerca de 30 mil metros quadrados – tem uma arquitetura que me ajuda a matar as saudades de Brasília. É  um dos exemplos vitais da chamada arquitetura racionalista

teatro san martin

San Martin (Arquivo Clarin)

TEATRO SAN MARTIN – PROGRAMAÇÃO

A celebração da reabertura do Teatro San Martin será com um mega espetáculo na Avenida Corrientes 1530, às 18h, com 300 artistas em cena e um palco de 15 metros de largura. A ideia é contar, de forma lúdica, a história desse prédio, inaugurado nos anos 50 pelos arquitetos Mario Roberto Álvarez e Macedonio Ruiz. Será uma obra em cinco atos que vão funcionar como cápsula do tempo.  A direção geral é de Pichón Baldinu, um dos fundadores de De la Guarda. O público também vai poder acompanhar um dos ensaios abertos de La farsa de los ausentes, texto baseado em uma obra de Roberto Arlt.

Quem não puder ir amanhã, não se preocupe. Não vai faltar oportunidade para descobrir suas três salas de teatro, galeria de fotografia e cinema, e muito menos suas duas companhias estáveis, o Ballet Contemporâneo e o Grupo de Títeres, ambos com maenis de 30 anos. Em seus 13 andares e quatro subsolos há espaços para oficinas de tudo o que vocês puderem imaginar que seja necessário num espetáculo: de iluminação a confecção de sapatos e roupas. São cera de 700 funcionários.

Descubra também o circuito de teatro off Corrientes

teatro san martin ballet

Ballet Contemporâneo do Teatro San Martin. Foto: Divulgação

 

Nem a rabertura nem a obra são assuntos pacíficos. Leia mais AQUI. 

Mas o que a gente espera é que seja para valer e com programação bacana. Estamos todos saudoso do Teatro San Martin! Se você está com viagem marcada para Buenos Aires, não deixe de dar uma passadinha por lá. E se você é fã de arquitetura, aí mesmo é que tem que ir. O prédio do Teatro San Martín é um emblema do Movimento Moderno, que inaugurou uma nova linguagem arquitetônica baseada na funcionalidade, neutralidade e poucos excessos. A fachada é toda de vidro e os espaços são absolutamente amplos. Leia mais sobre ele em Moderna Buenos Aires.

 

2 Comments

  • martha disse:

    EN BUENOS AIRES NADIE PUEDE ABURRIRSE..! ESPEREMOS QUE ARREGLEN LA PARTE DEL CENTRO CULTURAL QUE ESTÁ DETRÁS
    DEL TEATRO SAN MARTÍN.

  • Gustavo E. Etkin disse:

    Soy argentino, hace años viviendo en Brasil, Bahia. Representaron aqui dos piezas mias de teatro. Tengo otras dos que me gustaria se representen en Buenos Aires.
    Una se llama “Angeles y Cucarachas”, que muestra las varias cogidas de una cucarachita con diversos cucarachos hasta que todos se transforman en ángeles.
    Y otra que se llama “La Informática y la Limpieza”, que es el diálogo entre un torturador y un matador profesional que termina matando al propio hijo por “la obediencia debida”.
    Espero una linda respuesta del San Martin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *