Tango contemporâneo: siga esta rota!

Tango contemporâneo

Começa hoje (10 de agosto) em Buenos Aires o Festival FAC★FF (Familia del Club Atlético Fernández Fierro),  com 40 bandas que se organizaram para mostrar o som do tango contemporâneo independente. É um evento autogerido e uma espécie de Lado B do Festival e Mundial de Tango, cada vez mais direcionado ao mercado internacional, e que também inicia nesta quinta. Impossível não comparar.

Durante nove noites, a partir das 20h, vão passar pelo palco do antifitrião, a Orquestra Típica Fernandez Fierro, quatro ou cinco bandas diferentes. Entre elas, as orquestras Rascasuelos, Utópica, la Misteriosa (foto que abre o post), Ciudad Baigón e La Vidú, além de La Chicana, Quinteto Negro La Boca, Juan Serén, Cuarteto La Púa com Victoria Raimondi, La Siniestra, Alto Bondi e a própria Fernández Fierro.

Diferente do Mundial de Tango “oficial”, no FAC★FF não há fórmulas muito tradicionais, ainda que algumas orquestras tenham nascido bebendo nas raízes do gênero. A organização avisa: não haverá tango for export, mas obviamente que o ciclo está aberto a locais e turistas.

A música será acompanhada com inagens de uma mostra a cargo da Fundación León y Augusto Ferrari, além de mostra de fotografia, feira de livros, poesia e apresentação dos bailarinos Diego Balbi e Celeste Kesseler, Andrea Hammerschmidt e Adrian Bernal. Em entrevista ao Página 12, Balbi afirmou que o Mundial está ficando meio retrógrado em termos estilísticos. “Siempre se va a lo seguro, no se apuesta a la renovación”, critica. “Incluso en el baile se está haciendo más retrógrado, hay menos exploración, no se abre a jugar un poco más con el cuerpo y ser más libres. Nosotros conservamos la idea del abrazo, que es el sentido del baile del tango, pero acá buscamos la contracultura dentro del género”.

Para quem não está em Buenos, a Radio CAFF vai transmitir os shows todas as noites!  Confira a programação completa AQUI. A entrada custa 150 pesos + um alimento não perecível. Abaixo, cinco das minhas “mimosas”.

Quem quiser seguir o Mundial de Tango, confira AQUI a programação completa. Todos os shows são gratuitos.

 Para saber mais sobre tango contemporâneo, leia matéria Tango sem Naftalina. 

 

A rota do tango contemporâneo

 

JUAN SEREN E LOS PÚA ABAJO

LA CHICANA

CIUDAD BAIGÓN

MISTERIOSA BUENOS AIRES

ORQUESTRA TÍPICA LA VIDÚ

Descubra o acervo tangueiro do Aqui me Quedo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *