Circuito Rodin em Buenos Aires

 

O mundo inteiro celebra em 2017 os 100 anos da morte de Auguste Rodin (1840-1917).

Em Buenos Aires, Rodin será lembrado com uma mostra no Museo Nacional de Bellas Artes, com um conjunto de 19 esculturas e três desenhos do artista que fazem parte da coleção própria da casa. A curadoria é de Mariana Marchesi e as obras estarão em exibição de 28 de novembro a 25 de fevereiro de 2018, com entrada livre e gratuita.

 

O MNBA possui 30 trabalhos do escultor, entre elas uma das minhas preferidas, Amor fugit (1880/1882). Mas duas obras-chave,  A Terra e a Lua e O Beijo, são o ponto de partida para um passeio que evidencia não apenas a revolução das formas impulsionada pelo escultor, mas também a aposta por uma estética moderna daqueles que eram então os promotores culturais na Argentina na época em que se fundou o museu, quando as obras foram adquiridas.

A Terra e a Lua, de 1899, mostra de forma alegórica o planeta e seu satélite – com formas humanas – como dois apaixonados – e  a escultura que representa a cabeça do escritor francês Honoré de Balzac. O Beijo não precisa nem comentários! Espie a coleção completa do museu.

Uma das salas do Museu, a 20, estará reservada para obras realizadas por escultores argentinos influenciados por Rodin.

 

rodin em buenos aires o beijo

Foto MIra Baires

 

Rodin em Buenos Aires

Embora a maior quantidade de peças de Rodin esteja em Paris, Buenos Aires tem algumas de suas obras mais emblemáticas.

A peça mais representativa de Rodin na cidade é um dos oito originais de O Pensador realizados durante a vida do artista (outros 14 foram feitos com seu molde após sua morte). A estátua, assinada pelo escultor na base, está instalada em frente ao edifício do Congresso Nacional, no final da Avenida de Maio.

rodin em buenos aires o pensador

Pertinho do MNBA, o Museu Nacional de Arte Decorativo, ex-palacete Alvear-Errazúriz, abriga dois outros trabalhos de Rodin: A eterna primavera, amantes entrelaçados em mármore, e também a maquete de uma chaminé monumental, não executada pela família que encomendou o trabalho na época por ser muito cara.

Por fim, outra estátua de Rodin em Buenos Aires, quase desconhecida pelos próprios portenhos, é a que retrata um dos heróis da História argentina, o presidente Domingo Faustino Sarmiento (1811-1888). Esta obra, de 2 metros de altura – e outros cinco metros na base – localiza-se nas esquinas das avenidas Sarmiento e Libertador, nos parques de Palermo. É a única cidade do continente que tem um momumento feito especialmente para ela pelo escultor frances.

rodin em buenos aires sarmiento

Sarmiento

Em Paris, visite o Museu Rodin

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *