Quanto custa viajar pela Ásia: gastos com hospedagem

Calcular quanto custa viajar pela Ásia depende muito do estilo de quem viaja, do objetivo e do tempo disponível. Neste post, os detalhes da nossa experiência e as diferentes propostas de acomodação que usamos. Hostel, Airbnb em casa de família, apartamento, hotel, bangalô, pousada, barco. De tudo um pouco, priorizando sempre que possível o contato com as pessoas locais.

Confira a tabela no final do post. 

Importante: Nós ficamos 30 dias e viajamos no estilo econômico com conforto – boa cama e bom banho, sem luxos. Se você for ficar menos tempo, pode – e deve – fazer um upgrade nas acomodações. Para quem está na dureza, uma boa notícia: dá para viajar baratérrimo pela Ásia ficando só em hostels.

A não ser que você se hospede num hotel de estilo internacional, os sapatos sempre devem ficar do lado de fora.

Um bom site para calcular gastos de viagem é o Quanto Custa Viajar. 

Quanto custa viajar – Bangcoc

quanto custa viajar pela asia bangcoc hostel qarto

quanto custa viajar pela asia bangcoc hostel

Fizemos duas paradas em Bangcoc, na ida e na volta. Na chegada, ficamos no Baan GaySorn, uma pousada bem pequena, com bom quarto mas sem banheiro privativo (na verdade foi um erro meu na hora da reserva). Esse ponto negativo foi compensado pelo atendimento amoroso da propritária e pela localização, a 3 minutos caminhando do Sathorn Pier, de onde saem os barcos para todos os templos.

Para a gente, vale mais a pena esse contato próximo com os locais que todas as benesses de um hotel cinco estrelas. No dia que a gente saiu, ela levantou às 4h para garantir que a gente tomaria um táxi e que ia dar tudo certo. Tipo mãe, mesmo. ♥

Preço: 35 dólares a diária. Para ver mais fotos ou reservar o Baan GaySorn, espie a página em Booking.

Na volta, ficamos num hotel que era, “em tese”, bem melhor, o Swana Bankok Hotel, mas tudo foi muito mais impessoal. Outra coisa: o banheiro não estava suuuper limpo, o quarto que nos deram era inferior ao reservado e o café da manhã era bem simplote. A localização era boa, pelo menos, mas mesmo com tevê, frigobar e afins, preferi mil vezes a primeira hospedagem.

quanto custa viajar pela asia bangcoc hotel

Preço: 33 dólares a diária. Para ver mais fotos ou reservar o Swana Bankok Hotel, espie a página em Booking.

 

Quanto custa viajar pela Ásia  – Koh Lipe

Koh Lipe é uma das ilhas com as hospedagens mais caras da Tailândia, mas há opções para todos os bolsos. O termômetro ($$) é a distância da praia, obviamente. Escolhemos um bangalô  em Sunset Beach, pertinho do mar, de preço médio. Há vários resorts (embora não se iluda com o nome porque eles colocam a palara resort em tudo) e também bons hostels.

Todo mundo indica ficar na Sunrise Beach, que é maior e – dizem – mais linda, mas a gente foi lá, espiou, e voltou correndo pro nosso cantinho. Mateamos no fim de tarde na frente “de casa”. Nos assustaram também com os mosquitos, mas para nossa sorte eles não apareceram. Mas a nossa cama tinha mosquiteiro e não deve ser para enfeite – ou seja, leve repelente!

Ai, que saudades.

quanto custa viajar pela asia koh lipe cabanas

quanto custa viajar pela asia koh lipe bar

Vista do nosso café da manhã

Preço: 83 dólares o bangalô com vista para o jardim (na alta estação) e em torno de 60 na baixa.

 

Quanto custa viajar pela Ásia – Chiang Mai

Em Chiang Mai, no norte da Tailândia, alugamos por Airbnb um quarto na casa de uma família. Tínhamos testado este sistema anteriormente, em Ouro Preto, no Brasil, e em Salta, na Argentina, e gostado muito. Cada experiência é diferente, claro, mas creio que esta foi a mais intensa, talvez pela estranheza cultural.

O nosso anfitrião em Chiang Mai, Raksasul, é funcionário público da área de educação e um apaixonado por fotografia, com uma coleção super interessante de câmaras de diferentes épocas. Nos recebeu na casa onde vive com a esposa, enfermeira, e a mãe (me apaixonei por esta senhora).

Raksasul nos buscou na estação de trem e todos os dias nos preparava deliciosos cafés da manhã. Embora tivesse a maior parte do dia trabalhando, sempre houve tempo para conversas e troca de informações entre a gente. O Edu segue em contato com ele até hoje e andam trocando mil fotografias.

quanto custa viajar pela asia chiang mai familia

Quarto impecável e entrada independente, além de detalhes que fazem um Superhost: chinelinhos, roupão e livros, mapas e revistas para a gente curtir na hora do descanso, sem falar nas bikes, que amamos!

Preços: 37 dólares a diária para o casal ( com as taxas de limpeza e comissão do Airbnb). Para alugar o apartamento do Raksasul, cliquem AQUI.

quanto custa viajar pela asia chiang mai 1

quanto custa viajar pela asia chiang mai 2

 

Quanto custa viajar pela Ásia – Hanói

Em Hanói, já no Vietnã, ficamos no Hanói Center Hostel, num quarto de casal compartilhado! Novidades que o Edu descobre por aí. Gostamos da experiência pela economia que fizemos nestes dias. A decisão era gastar mais num passei de barco e no hotel do fim da viagem, quando estivéssemos mais cansados. Super indico este hostel para quem tá com a grana curta mas não quer deixar de dormir juntinho: bem localizado, mega limpo, banheiros individuais, atendimento carinhoso. Dividir espaço não tira pedaço, mesmo quando a gente acha que já está velho “para essas coisas”.

As camas são bem grandes e cada uma tem luzinha individual e tomadas para carregar os celulares, além de curtininhas. Sexo não é recomendado, obviamente! As malas ficam nesses gavetões.

quanto custa viajar pela asia hanoi

Preços: 12 dólares a diária de casal (!). Para mais fotos e detalhes, cliquem na página do Hanói Center Hostel no Booking

 

Quanto custa viajar pela Ásia – Halong Bay

Fizemos uma passeio de barco a Halong Bay, no norte do Vietnã, com a empresa HandSpan Travel, e essa foi a nossa diária mais cara, mas o valor incluía todas as refeições (com vários passos), além de passeio com caiaque e visita às casas flutuantes e aula de tai-chi pela manhã. Há passeios mais baratos mas, se você puder, faça um bem bacana, que vale a pena. Éramos somente 15 pessoas no barco. Todas as cabines com vista.

quanto custa viajar pela asia halong bay

quanto custa viajar pela asia halong bay2

Preço: 180 dólares a noite, por pessoa. Outras informações no site oficial da HandSpan 

 

Quanto custa viajar pela Ásia – Saigón

Em Saigón a gente alugou um quarto por Airbnb, simples mas bem bonitinho e bem localizado. Foi bacana porque tinha uma cozinha pequena e deu para tomar café da manhã em casa, com café e pão de verdade, o que não é pouco depois de dias tomando cafés da manhã estranhos.  Máquina de lavar e secar, secador de cabelo, bem equipadinho. A entrada era muito feia. Sei lá…não é para gente meio “fresca”.

quanto custa viajar pela asia saigon

Preço: 30 dólares a noite

 

Quanto custa viajar pela Ásia – Siem Reap

Em Siem Reap, no Camboja, ficamos num hotel ótimo, o La Residence Blanc D’Angkor, com piscina e massagens. Um lugar que te mimam! Camas gigantes, e todos os quartos com sacadinha. Não era bem no centro, mas tem tuk-tuk a preços camaradas sempre à disposição. Transfer gratuito para o aeroporto e excelente restaurante (onde o Edu fez um dos cursos de gastronomia, inclusive). Late check-out gratis. Amei.

quanto custa viajar pela asia -siem reap

Preço: 56 dólares na alta. Para fotos e reservas clique na página do  La Residence Blanc D’Angkor no Booking.

 

Quanto custa viajar pela Ásia – 26 DIAS: 

custo total para duas pessoas

 

Bangcoc (1 parte) – 127 dólares (4 noites)

Koh Lipe – 415 dólares (5 noites)

Chiang Mai – 148 dólares (5 noites)

Hanói – 36 dólares (3 noites)

Halong Bay – 366 dólares (1 noite)

Saigon – 152 dólares (4 noites)

Siem Reap – 168 dólares (3 noites)

Bangcoc (2 parte) – 33 dólares (1 noite)

TOTAL – 1.445,00 ou 55,5 dólares para o casal por dia ou 27,7 dólares por pessoa por dia, dividindo por 26 dias. Nao incluí nesta divisão os dois dias de ida e os dois de volta, de viagem.

Para quem está viajando apertado, eliminar o passeio de barco e incluir uma diária de 30 dólares baixa o preço da viagem para 1.079 dólares – ou seja, 41 dólares para o casal por dia ou 20,75 dólares por pessoa por dia. 

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *