Março em Buenos Aires: agenda cultural grátis

Toda a programação do Aquí me Quedo para março em Buenos Aires é de propostas gratuitas. Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnik, André Mehmari e Juan Quintero, orquestras de tango, mostras de fotografia, cine francês e muito mais. A gente sabe que não tá fácil!

via GIPHY

 

Festival de cinema francês – de 5 a 10 de março

Mostra de filmes franceses (com curtas argentinos na abertura), todos os dias às 19h30. No sábado, a exibição é às 11h da manhã.  Depois de ter destacado figuras femininas extraordinárias, em 2017, o programa de 2018 da 18º edição da Semana de Cine Francés (SIF) traz 6 longas sobre a diversidade da juventude francesa. Confira a programação completa no site da Aliança Francesa, promotora do evento. As entradas se entregam uma hora antes. Grátis.

Marcha 8M – 8 de março

Se você estiver em Buenos Aires no dia 8 de março, não deixe de prestigiar a Marcha em Defesa aos Direitos da Mulher, que promete ser uma das maiores manifestações na cidade este ano. São esperadas 500 mil pessoas. Aproveite para ver de perto o que as portenhas sabem fazer muito bem: lutar! Entre os temas da agenda estão, especialmente, o projeto de lei pelo aborto legal, seguro e gratuito, e o fim da violência machista. A concentração começa às 16h,  em frente à Praça de Maio, sendo que a marcha avança às 17h30 em direção ao Congresso Nacional.

março em buenos aires 8m

 

Março em Buenos Aires

Pátio de Tango – 9, 16, 23 e 30

Milonga da Manzana de las Luces é um dos melhores lugares para dançar nas sextas-feiras. Tem duas áreas – uma parte interna, com dois salões de baile – e uma parte externa, o pátio, que é uma delícia. A milonga acontece no histórico prédio da Manzana de las Luces, bem pertinho da Casa Rosada, no Centro. Importante: é um bailongo que começa e termina cedo. Às 19h começam as aulas e lá pela meia-noite termina a festa.  Sempre tem música ao vivo e entrada é de graça.

Março em Buenos Aires

 Milonga de los Techos Azules – todos os domingos

Milonga Techos Azules fica no Parque da Cidade, sempre com aulas de tango, música ao vivo e apresentação de bailarinos profissionais. A partir de março, vai rolar em TODOS os domingos do ano. Fica fora da rota turística, mas vale a pena ir a até lá e, de quebra, fazer um piquenique no parque. É bem fácil de chegar (ônibus 101 – 114 – 143 – 150 (Parada Cecilia Grierson) ou Subte Linea E + Premetro (Estación Parque de la Ciudad). A entrada na milonga é grátis, mas há uma taxa simbólica de cobrança no parque.

 

Março em Buenos Aires

Borges e Lugones, Lugones ou Borges – até 9 de março

Corre, gente! Fica somente até o dia 9 de março a mostra “Borges y Lugones, el falso discípulo”,  na antiga Biblioteca Nacional, em San Telmo.  Entre outros objetos, manuscritos dos auores, bibiotecas cruzadas, reconstruções e espaços de trabalho e fotografias genias como esta abaixo, de uma viagem de Borges com Guillermo de Torre e Fernando Márquez Miranda, pelos Brasil, em 1931. Entrada livre. México, 564. 

Importante: dia 7, às 19h, a quarta e última conversa do ciclo “Borges y Lugones: el falso discípulo”, a cargo de Aníbal Jarkowski, escritor, docente e especialista em literatura argentina

 

Março em Buenos Aires

Mostra de fotos de rock (José Luis Perotta) – até o dia 13

Exposição que está no Museu da Cidade ( Defensa 223), a caminho de San Telmo, traz a coleção do fotógrafo José Luis Perotta, falecido em 1989, e que percorre a história do rock argentino, desde o seu princípio. Muitas das fotos são inéditas e datam de 1970 e 1980, em preto e branco e cores.  Los Gatos, Vox Dei, Pappo, Almendra, Facundo Cabral, Nito Mestre, Fito Páez, Los Abuelos de la Nada, Grupo G.I.T., Mercedes Sosa, Charly García, Luis Alberto Spinetta, entre outros tantos artistas. Todos os dias, das 11h às 18h.

Março em Buenos Aires

 Orquestra Típica Sans Souci e Chino Laborde – dia 16

Oportunidade incrível de escutar tango de altíssima qualidade. O show é na Usina del Arte, às 21h, mas recomendo que cheguem pelo menos duas horas antes para retirar entradas (2 por pessoa), e depois fiquem por lá, conhecendo o espaço. A orquestra completa 20 anos e traz convidados de luxo como Lidia Borda e Carlos Rossi. Outras informações no site da Usina. Caffarena 1, esq. Av . Pedro de Mendoza. La Boca.

 Leia outras matérias sobre tango 

 

Março em Buenos Aires

André Mehmari & Juan Quintero – dia 17

André Mehmari  é um dos grandes nomes da música brasileira. Desta vez, ele vem a Buenos Aires nos presentear com o show em dupla com um guitarrista da casa, Juan Quintero, outro monstro.  O show é na Usina del Arte, às 21h, mas recomendo que cheguem pelo menos duas horas antes para retirar entradas (2 por pessoa), e depois fiquem por lá, conhecendo o espaço. Me passa um lenço que eu vou escutar essa abaixo e já volto.  Caffarena 1, esq. Av . Pedro de Mendoza. La Boca.

Março em Buenos Aires

Museu Quinquela Martín – dia 17

Dia 17, o Museu Quinquela Martín abre com nova proposta de visitação. Na verdade, o mês inteiro será de celebrações em função dos 128 anos de nascimento de Benito Quinquela Martín, um dos mais prolíficos e populares artistas plásticos argentinos do século XX. Se você já foi a La Boca, já viu pelo menos duas obras dele – Regreso de la Pesca (Volta da Pescaria) e Día del Trabajo (Dia do Trabalho), ambas expostas na região do Caminito. Se você estiver pela região, não deixe e conferir este espaço.  Av. Don Pedro de Mendoza 1835,

 

Março em Buenos Aires

Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnik – dia 25

Buenoo…o mês ainda nos guarda este encontro maravilhoso, com Ná Ozzetti (voz) e Zé Miguel Wisnik (piano e voz), no concerto NÁ e ZÉ. Também na Usina del Arte, no mesmo esquema de sempre, de chegar pelo menos duas horas antes para retirar entradas (2 por pessoa). Caffarena 1, esq. Av . Pedro de Mendoza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *