MMLPQTP: o hit de várias estações

 

O refrão Mauricio Macri, la puta que te parió…” era para ser somente uma provocação num estádio de futebol, mas tornou-se música de protesto. É o equivalente ao “Fora Temer”, ou ao “Ele não”, para os argentinos que não apoiam o atual governo.

A história começou como brincadeira em janeiro de 2018 e virou o hit do verão na Argentina no ano passado. O outono chegou o o povo achou por bem adotar o canto nas estações seguintes! As iniciais MMLPQTP ganharam paródias, memes, merchandising e até pagina em Facebook.

A música, que na verdade é da década de 1970, foi lembrada anteriormente em outros momentos de crise do país, como durante o corralito de 2001. Conheça esta história.

MMLPQTP

MMLPQTP – Hit do verão na Argentina

cântico que ofende o presidente Maurício Macri começou no início de fevereiro de 2018 em um jogo de futebol no estádio do San Lorenzo, clube popular de Buenos Aires. Dizem que foi em função de uma decisão judicial que teria favorecido o Boca Juniors, time do mandatário e do qual ele foi dirigente por 10 anos.

O fato é que o “cantinho” se espalhou rapidamente pelos campos de outros times, como  River Plate, Huracán, Independiente, Gimnasia e Chacarita, entre outros, gerando um mal estar no governo nacional. Até aí tudo bem, mas o que era para terminar rápido ganhou ainda mais força quando um árbitro teve genial ideia de propor “suspender os jogos” se o presidente fosse insultado. 

Foi uma bola de neve. Paródias bem-humoradas – como o vídeo de Vladímir Putin tocando no piano a canção contra Macri – se espalharam pelas redes sociais.

Os cânticos contra o presidente transcenderam a barreira esportiva e chegaram ao metrô e a outros espaços públicos e sociais, como Konex, Torquato Tasso e ao Centro Cultural Kirchner (CCK), como se viu na prévia do show da Patti Smith. Inclusive a um programa de televisão da própria tevê pública. 

Logo em seguida começou o merchandising, com produtos com as letras iniciais do tema (MMLPQTP), além da proliferação de músicas nas mais diferentes versões, inclusive para piano, em ritmo de carnaval e até uma versão tangueira.

MMLPQTP

 

Uma história antiga que virou MMLPQTP

A canção original do “hit do verão”, e que hoje simboliza e une os opositores deste governo, na verdade foi criada com um espírito festivo e de esperança. Seu criador é o músico Raúl “Sheriko” Fernández Guzmán, que em 1975 publicou uma música chamada “Es tiempo de alegrarnos”, que logo se transformou em um hino popular. Foi criada para celebrar o regresso de Juan Domingo Perón à Argentina. No entanto, foi publicada somente mais tarde, quando o general já havia falecido.

Escolha entre as centenas de versões existentes na internet. Só digitar as siglas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *