Águeda: o tango vai dar um rolé em Portugal!

Águeda umbrella sky project

Que responsa! Em julho sigo para a cidade de Águeda, em Portugal, para participar da quinta edição das Jornadas Internacionais de Turismo | Águeda 2019, e contar um pouco como o tango contemporâneo vem consolidando o turismo de experiências na Argentina. O convite veio da Câmara Municipal da cidade, organizadora do encontro.

O evento faz parte do festival de verão AgitÁgueda, criado em 2006 com o objetivo de promover o turismo, novos projetos musicais e a arte urbana na cidade. A edição deste ano vai de 6 a 28 de julho – dura quase um mês!. A iniciativa ganhou fama mundial em 2011 com o Umbrella Sky Project, que espalhou guarda-chuvas coloridos por toda a cidade e hoje é uma marca registrada de Águeda. 

agitagueda 2019_agueda

Todas as fotos são de divulgação AgitÁgueda

agueda - agit agueda

Águeda – onde fica

Mapa jornal El País

Águeda fica no centro de Portugal, pertinho da cidade do Porto, distrito de Aveiro, a uns 300km de Lisboa.

Entre os pontos turísticos da cidade está a Pateira de Fermentelos, uma lagoa de água doce natural, considerada a maior da Península Ibérica. A natureza, aliás, parece ser um dos pontos fortes a região, com mais mais de 50 km de caminhos e veredas que integram 60 pontos de interesse.

Entre outros pontos turísticos, Águeda tem ainda a aldeia Macieira de Alcôba, que data da Idade Média, e a  Igreja da Trofa,  monumento nacional português, com esculturas do século XVI. 

Jornadas Internacionais

No primeiro dia das Jornadas Internacionas de Turismo, as discussões estão centradas em temas como turismo sustentavel e  desenvolvimento de comunidades locaisNo segundo, o debato foca no combate à sazonalidade, na importância da comunicação e do marketing para o turismo, nas experiências internacionais e na qualificação profissional

Participo das Jornadas dando um panorama das ofertas de turismo de experiência na área de tango em Buenos Aires, na mesa que reúne as experiências internacionais.  Com um coletivo de oito fotógrafos, levo também uma mostra de fotografia, e completo a participação com duas oficinas de tango para principiantes. Mega contente!

Entre os brasileiros que participam estão o presidente da Gramadotur, Edson Nespolo, e Lenora Schneider, diretora da Noratur, empresa de Porto Alegre.

programação jornadas internacionais de turismo águeda

 

turismo de experiência, também chamado de Turismo Criativo, é uma pegada nova nessa atividade tão tradicional que é o turismo, que nasceu com a proposta de conectar viajantes, cidadãos locais e lugares de um jeito diferente do convencional.

De um lado estão os visitantes, que desejam ter uma imersão cultural e afetiva por meio de vivências. Do outro, os locais, que possuem saberes e expressões culturais únicos e estão prontos para compartilhá-los, propiciando uma imersão cultural única. Ninguém mais quer ser expectador, todos querem viver o destino!

No caso do tango, a ideia é que os visitantes possam experimentar o ritmo de verdade, e não serem somente espectadores, como acontece na maioria das vezes. Ou seja, que eles possam dar uns passinhos, ir a uma milonga e descobrir lugares de tango que não estão nas agendas turísticas convencionais.

Semana que vem, num segundo post, vou apresentar alguns dos cases que serão mostrados no evento e que me pareceram super interessantes. Até lá!

Leia mais sobre Experiências Tangueiras

 

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *