Filmes sobre tango para ver online

filmes sobre tango tango suomi

Aproveitemos esta parada nos abraços de tango para conhecer um pouco mais sua história. Neste post, 12 filmes sobre tango para ver online (documentários e ficção). A lista inclui clássicos e também novas produções, tanto sobre música como de dança. Infelizmente, a maioria não tem legendas em português, mas se você arranha no espanhol vai entendê-los.

As dicas incluem, inclusive, um filme sobre tango na Finlândia, que eu vi numa das edições do Bafici e nunca mais pude encontrar porque não lembrava o nome. Pois bem, aqui está Tango Suomi (2013), resgatado por Christian Martinz, manager da Orquesta Escuela Tango Nuevo. 

filmes sobre tango un disparo en la noche 2

 

1. Un Disparo en la Noche. Volumen 2. (2019)

Um filme fundamental para quem quer entender a produção musical tangueira contemporânea. Reúne os principais nomes da cena atual – cantores e instrumentistas, que tocam e cantam sob a direção e arranjos de Julián Peralta. A direção do filme é de  Alejandro Diez. É a continuação de um documentário anterior, Un Disparo en la Noche. Volumen 1, lançado em 2014, que você também pode ver neste link.

 

2. Amar Amando (2018)

A Nidia é uma das pessoas mais amandas do tango contemporâneo. Ela começou a cantar profissionalmente aos 80 anos! Depois de uma vida como professora, decidiu estudar canto com  Juan Villarreal (36 anos) e os dois fecharam uma tabelinha que invadiu a noite portenha. Direção de Yael Szmulewicz.

3. Charco – Canciones del Río de La Plata (2017)

Este documentário não é especifico sobre tango, e sim sobre todos os gênero do Rio da Prata, e inclui 70 músicos argentinos e uruguaios. Uma delícia de filme, super recomendo. Traz músicas cantadas e tocadas ao vivo especialmente para a obra, em versões nunca antes realizadas. Entre os músicos que participam estão GUSTAVO SANTAOLALLA, JORGE DREXLER, FITO PAEZ, PEDRO AZNAR e HUGO FATTORUSO, para citar alguns. CHARCO é o resultado de mais de cinco anos de rodagens entre Buenos Aires e Montevidéu e pode ser visto gratuitamente até o final da quarentena. A direção é de Julian Chalde.

 

4. Tango Suomi (2016)

Vejam só que interessante: esse documentário da diretora Gabriela Aparici se propõe a fazer uma viagem entre diferentes culturas, o tango argentino e o tango finlandês. Imagens, paisagens e depoimentos de músicos, bailarinos, entusiastas argentinos e finlandeses atravessados pelo tango. Link para o filme completo. Abaixo segue o trailer.

 

5. A puro gesto (2015)

A Puro Gesto é um documentário do qual eu já falei no blog, AQUI, quando ele foi apresentado na Argentina. O filme – que tem vários trechos em português – mostra os bastidores da viagem da orquestra brasileira de tango De Puro Guapos por Buenos Aires. A sinopse é a seguinte: emigrado a São Paulo, Martín Mirol decide armar uma orquestra típica de tango na cidade. Depois de dez ano tocando com essa formação, o grupo encara uma viagem às raízes do gênero. E conhece bares, peñas, milongas, lugares e personagens que fazem do tango, tango.

 

6. Yo no sé que me han hecho tus ojos (2003)

Este documentário conta a enigmática vida da cancionista Ada Falcón, uma das grandes lendas da história do tango. Entra nesta lista de filmes sobre tango por vários motivos. Primeiro pela importância dessa cantora na história do gênero, mas também por sua incrível história pessoal.  Ada Falcón saiu de cena muito prematuramente, em 1942, e se converteu em uma freira franciscana ( é verdade!), fazendo um juramento de nunca mais dar entrevistas, não deixar-se fotografar, e não voltar a cantar. Até que rompe o silêncio”  O que diz está neste filme, dirigido por Lorena Muñoz, Sergio Wolf em 2003.

 

7. Gloria y Eduardo, el abrazo eterno

Para quem gosta dança, este documentário traz a vida e a carreira deste casal de dançarinos emblemáticos de Buenos Aires. Produzido por The Argentine Tango Society, realizado por Daniel Tonelli e Marcelo Turrisi e coordenado por Silvina Damiani. Em espanhol, com legendas em inglês.

Leia mais sobre tango e cinema 

8. Tango, no me dejes nunca (1988)

Para quem ainda não viu, esse é um clássico que tem que estar em qualquer lista de filmes sobre tango. Uma produção de 1988, dirigida por Carlos Saura.  Não é documentário e sim uma ficção. Rodado em 10 semanas num estúdio especialmente construído em Don Torcuato, localidade próxima a Buenos Aires, a obra concorreu ao Oscar de filme estrangeiro. A música ficou a cargo do argentino Lalo Schifrin, antigo pianista de Astor Piazzolla e compositor de sucesso em Hollywood. O bailarino Julio Bocca faz uma participação especial. As belíssimas imagens são do italiano Vittorio Storaro (ganhador de três Oscar) e renderam ao filme o prêmio de melhor fotografia do Festival de Cannes, em 1998.

A sinopse é a seguinte: Mario Suarez, autor e diretor teatral, apesar de toda fama e sucesso, está em crise. Abandonado pela mulher refugia-se nos ensaios de um espetáculo sobre o tango. Angelo Larroca, o mafioso produtor e também bailarino frustrado, sugere ao diretor que dê o papel principal a sua protegida, Elena. Impressionado com o real talento e beleza da jovem, Mario se torna seu amante.

 

9.Si sos brujo -Una Historia de Tango (2005)

Si sos brujo: una historia de tango é um documentário de 2005,  dirigido pela norte-americana Caroline Neal, que conta a história da fundação da Orquesta Escuela de Tango de Buenos Aires, dedicada a Emilio Balcarce, falecido em 2007 aos 93 anos. O filme narra o sonho do contrabaixista Ignacio Varchauski de criar uma ponte geracional entre os músicos protagonistas da história musical do tango de décadas passada e os jovens músicos que queriam aprender as técnicas e os arranjos originais das orquestras dos anos de 1940 e 1950.  Uma boa oportunidade para ver,  um mesmo palco, músicos extraordinários como Leopoldo FedericoJulián PlazaJosé LibertellaAtilio StamponeRaúl GarelloNéstor MarconiGustavo Beytelman. 

 

10. El último aplauso (2009)

El Último Aplauso conta a história de un grupo de cantores de tango de Buenos Aires que costumava cantar em um bares de tango mais famosos da cidade, o “Bar El Chino”. Em 2001, o dono do lugar morreu misteriosamente. Umas duas semana depois, o espaço estava em ruínas e os míticos cantores do El Chino começavam a cair no esquecimento. El Último Aplauso segue o caminho dessas pessoas e mostra suas dificultades para ganhar a vida depois do fechamento do bar, durante uma das piores crises econômicas da Argentina.

11. Tango Libre (2014)

Esse filme é uma ficção, não é SOBRE tango, mas tem muita dança. A sinopse é a seguinte: Jean-Christophe (François Damiens) é guarda penitenciário e se encanta com uma mulher (Anne Paulicevich) que conhece na aula semanal de tango. Eles se reencontram quando ela vai visitar o marido, preso onde JC trabalha, e o guarda acaba envolvido na complicada vida amorosa da mulher.

12. O Último tango

Esse documentário conta a história de amor entre dois dos dançarinos mais reconhecidos da história do tango e sua paixão pela dança. María Nieves e Juan Carlos Copes se conhecem quando tem 14 e 17 anos, respectivamente, e dançam juntos durante 50 anos. Durante todos esses anos eles se amaram e se odiaram, passando por dolorosas separações, mas sempre se reconciliaram. Uma jornada sobre o tango e a história de amor, em seus momentos dramáticos, que é transformada em uma linda homenagem da vida de Juan e Maria em incríveis coreografias. A direção de German Kral.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *