Vélib – Paris cotidiano

Feliz que nem crianca na Disney!

A gente aderiu completamente ao Vélib, sistema de bicicletas (quase) gratuitas de Paris.

E ganha um doce da Fauchon quem acertar o nome da pessoa que agora não quer fazer mais absolutamente nada que não seja em bici!!!”

A palavra Vélib vem da contração de “vélo” (bicicleta) e “liberté”, mas também poderia ser de delícia. Pois é isso que é.

Depois que a gente pega o jeito, o mecanismo é bem fácil de usar. As estações são tipo auto-serviço, ou seja, a pessoa chega e faz toda a operação de aluguel através de um totem computadorizado.

É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética nem com dinheiro.

Há duas formas de se comprar o passe vèlib: para uso por 1 ou 7 dias e para uso o ano todo. A primeira hora é gratuita mesmo pra quem pagou o passe anual. A dica é trocar de bicicleta antes de vencer a primeira meia hora. É o tempo necessário para chegar de um lugar ao outro.

Para ficar zanzando com calma, melhor procurar outro sistema.

As bicicletas são modernas e equipadas com cestinho e luz que se acende automaticamente no final da tarde. São cerca de 20 mil bicicletas e quase 1.500 pontos de retirada e devolução.

Mesmo assim às vezes não há nenhuma disponível; em outros momentos o “estacionamento” é que está cheio. Melhor consultar o site para ver se há bikes disponíveis perto de casa. E quando o banco está virado para trás significa que a bici está com problemas.

6 Comments

  • martha disse:

    Y EL CASCO????????????

  • martha disse:

    LAS SILLAS CON LOS COLORES VERD Y AMARILLO PARA
    LOS BRASILEÑOS?

  • EDUARDO disse:

    É UMA VERGONHA O FUNCIONAMENTO DESTAS BICICLETAS! VOU ME EMPENHAR AO MÁXIMO PARA DIVULGAR O PESSIMO FUNCIONAMENTO DESTE SISTEMA!!!Eu utilizei um cartão de débito e tive 150 debitados de meu cartão! Não tive nenhum problema com a bibicleta e mesmo assim não vi a cor do dinheiro! NÃO USE!!!!!!

    • Dino disse:

      Hola Eduardo.

      A mi me ha pasado lo mismo, me han quitado 150€ y no tuve ningún problema. ¿Te han devuelto ya el dinero? Informa por favor, gracias.

  • Gisele Teixeira disse:

    Eduardo, eh preciso verificar sempre, quando se entrega a bici, se acende uma luzinha verde. As vezes a bicicleta nao fica bem engatada e consta como nao entregue. Ai eles cobram os 150 euros, porque “em tese” a bicicleta nao foi devolvida. Ha um monte de reclamacoes sobre isso e eu fiquei super ligada, o tempo todo, para nao ter problemas…

  • Edu disse:

    Eu tive um problema, uma noite o sistema nao registraba a devoluçao da minha bike e em teoria ia ser “penalizado” em 150 €
    Na manha seguinte liguei para Velib, informei onde tinha ficado e resolveram tudo.
    Ouitra vez perdi meu cartao e nao lembraa nem o numero, tambem liguei para Velib e reoslveram na hora.
    E um sistema bom, mas tem alguns erros, mass eu continuo recomendando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *