Tigre e Delta: tudo o que você precisa saber

um dia no tigre abre

Passar um dia no Tigre ou no Delta é a melhor maneira de fugir do calor de Buenos Aires no verão. Neste post, saiba como chegar e os diferentes passeios que você pode fazer na região.

 

Começamos com duas aclarações: quando a gente fala informalmente do “Tigre”, fala de duas coisas – da cidade em si, em terra firme, a cerca de 30 km de Buenos Aires, mas também do Delta, o quinto maior delta do mundo, que se espalha por 17.500 quilômetros quadrados de área e abriga 14 mil pequenas ilhas. É também o único delta que não deságua no mar e sim em outro rio, no Rio da Prata. Venha descobrir com a gente o que fazer a partir da cidade do Tigre,  que está bem na pontinha, quase caindo do mapa abaixo!

A segunda aclaração é a seguinte: não dê bola para quem diz que o passeio no Tigre “não vale a pena”. Provavelmente essas pessoas ainda não o descobriram como ele merece! O Delta tem oito seções de ilhas, sendo duas delas declaradas Reserva da Biosfera pela UNESCO. É lindo, vai por mim!

Como chegar

O melhor jeito de chegar ao Delta do Tigre é de trem.  Eles partem da Estação Retiro, plataformas de linha Mitre 1 ou 2. Dias úteis, a frequência dos serviços é cada dez minutos até meia-noite, enquanto nos finais de semana os trens saem a cada 30 minutos. A viagem de Retiro ao Tigre leva cerca de 50 minutos. Veja: www.trenmitre.com.ar. Também se pode ir usando o Trem de la Costa, mas acho que não vale mais a pena, agora que os trens “normais” foram renovados.

Também dá para ir em ônibus, usando a linha 60, que psssa por quase toda a cidade Buenos Aires e te leva ao Tigre. Demora cerca de uma hora e meia para chegar. Obviamente que você também pode ir de carro, pela Ruta 9 e depois Ramal Tigre. Há um ótimo estacionamento ao lado da estação de trem.

mapa do delta do tigre

O que fazer ao chegar

Vá direto para a Estação Fluvial Domingo F. Sarmiento e peça seu mapinha, onde estão as principais informações sobre a cidade e os passeios. Há diversos guichês vendendo os passeios, que variam de acordo com o modelo do barco e duração.

Há muitas maneiras de passear pelo Tigre e a gente fica meio perdido ao chegar. Vou tentar te ajudar.

  • Lanchas coletivas – São os “ônibus” do delta e a opção mais barata para passear. É o que tomamos sempre (170 pesos para quem não mora nas ilhas). São três linhas: Interisleña, Jilguero e Líneas Delta. Essas lanchas possuem “paradas” ao longo do trajeto e você pode descer e subir a hora que quiser. O Tigre tem oito seções e o preço vai variar de acordo com o lugar que você decidiu ficar – quanto mais longe mais caro. Escolha primeiro onde ir e depois compre o tíquete, porque cada empresa tem diferentes trajetos.
  • Lanchas táxi: para passeios privados. Quem manda é você e por isso é mais caro.
  • Excursões fluviais: Há várias opções de passeios, feitos em grupo. A diferença deste para a lancha coletiva é que geralmente você não desce do barco na hora que quiser e o trajeto já é determinado – algumas oferecem almoço ou jantar à bordo, ou a possibilidade de comer em um típico restaurante costeiro. A Aguiar Buenos Aires oferece um passeio de 4 horas, com guia em português. Fale que você leitor do Aquí me Quedo!
  • IMPORTANTE: Alguns passeios oferecem visita às casas de Haroldo Conti, em Arroyo Gambado, e à de Rodolfo Walsh, sobre o rio Carapachay. Eu ainda não fiz nenhum deles!
delta do tigre lancha coletiva foto gisele teixeira

Lancha coletiva

 

Lancha coletiva + restaurantes

Você pode usar a lancha coletiva para ir a um restaurante da I Seção (a mais urbanizada) e voltar, por exemplo, e depois usar a parte da tarde para conhecer algo cidade, como o Porto de Frutos ou o Museu do Tigre, que é lindão. Quanto mais longe, mais tranquilo. Mas mesmo para ir à I Seção você vai levar uns 40 minutos e ver muita coisa interessante no caminho.

museu sarmiento delta do tigre foto gisele teixeira

Museu Sarmiento

 

Muitas vezes os restaurantes são também complexos turísticos, onde você pode ser hospedar. O principais restaurantes são os seguintes: Alpenhaus, El Hornero, El Gato Blanco, Atelier Chez Lissie, Extra Brut, Juncal de Rio Abierto e Parrilla Tornado. Se você tiver mais alguma dica, manda pra gente!

Restaurante Atelier Chez Lissie - Divulgação

Restaurante Atelier Chez Lissie – Divulgação

Parrilla Tornado - Divulgação delta do tigre

Parrilla Tornado – Divulgação

Juncal de Rio Abierto - Divulgação delta do tigre

Juncal de Rio Abierto – Divulgação

 

Lancha coletiva + recreios

Outra opção, especialmente se você estiver com crianças, é optar por um “recreio” – áreas com restaurante e piscina, onde você pode usufruir de todas as instalações durante o dia. A gente foi com a mãe na Colonia do Banco Província e fizemos um piquenique, mas acho que podia ter sido somente num restaurante – já que não usamos mais nada. Há lugar para fazer um churras! Nos recreios você tem que pagar para entrar (entre 100 e 150 pesos) e mais o exame médico da piscina (60 pesos, no Banco Província).

delta do tigre piquenique

Piquenique! Eba!

delta do tigre

Outros recreios são: El Alcazar, El Galeón de Oro e Parque Lyfe.

Um dia no Tigre El Galeón de Oro - Divulgação

El Galeón de Oro – Divulgação

 

Aulas de remo, caiaque e outros

Outra grande pedida do Delta do Tigre é aventurar-se num esporte náutico (ainda não fiz). São várias as empresas que oferecem este serviço. Confira AQUI. Se você já sabe remar, pode alugar um caiaque e tchau. Senão, pode incluir uma aula e passeios em grupo – inclusive à noite, quanto tem lua cheia!  Algumas escolas oferecem também wakeboard e sky aquático.

delta do tigre remo Foto Gisele Teixeira

Foto Gisele Teixeira

delta do tigre foto gisele teixeira

 

Tigre, a cidade!

Para quem prefere ficar na cidade do Tigre mesmo, também há muitos atrativos. Entre as coisas bacanas para conhecer está o Museo de Arte Tigre (antigo Tigre Club) e o Museu do Mate (que é bem legal!). Além do Porto de Frutos, uma graça, ótimo não somente para comprar frutas e verduras, mas também plantas, acessórios e móveis para a casa. É enorme!

Museu do Tigre

Museu do Tigre -Divulgação

Porto de Frutos tigre foto gisele teixeira

Porto de Frutos

Outras dicas bacanas do Tigre neste post, como o Belinda Café, o Boulevard Saenz-Peña e o Mercado de Pulgas Toto

Mercado de Pulgas DON TOTO cidade do tigre

Mercado de Pulgas DON TOTO

15 Comments

  • Bárbara Proviette disse:

    Olá Gisele, estou indo pra BA agora em setembro e o que você me indicaria, almoçar num dos restaurantes costeiros do delta ou almoçar na cidade de Tigre?

  • Bárbara Proviette disse:

    Oi Gisele, gostei do Atelier chez Lessie, Alpenhaus e Juncal de Rio Abierto. Em Tigre li sobre o Villa Julia. Aproveitando, acha interessante voltar a BA de barco?

  • Patricia disse:

    Depois de mais de 1h na lancha coletiva para ir ao restaurante Alpenhaus e andar uns 10 min, descobri que naonaceita cartões de crédito!

  • Juliana disse:

    Olá!!! de todos os sites que pesquisei, este foi o relato mais preciso e digamos “didático”. Virei fã do site!!!

  • Ana disse:

    Oi gisele, bom dia! Parabéns pelo post. Nós teremos apenas 2 dias em BA no final de dezembro , mas decidimos nao ir a la Boca e caminito. Em vez disso pensamos em usar esse turno da tarde lada ir ao Tigre. Você acha uma boa ideia ir de trem e voltar de barco? A ideia era pegar o trem no Retiro e voltar de barco a Puerto Madero, para depois conhecer puerto madero. O que você acha da ideia? Essa realmente é a melhor opção?

    Dia 1: obelisco, teatro colon, calle florida, plaza mayo, Tigre e Puerto Madero
    Dia 2: cemiterio recoleta, praça francia, floralis generica, jardim japonês, livraria ateneo e palermo viejo
    O que você acha?

    • NÃO é uma boa ideia! O Tigre, para a gente curtir como ele e nós merecemos, é um passeio de um dia inteiro. Se vcs só tem 2 dias em Buenos Aires, deixem Tigre para uma pròxima vez. É como ter dois dias Rio de Janeiro e ir para Niterói. Aproveitem a cidade e passem por La Boca. A primeira vez a gente tem que fazer o basicão mesmo. Em La oca, visitem a Fundaciòn Proa, que faz um contraponto á parte turística. Tem um cafe bacana no terraço. Um beijo! Epero ter ajudado.

  • Carlos disse:

    Oi Gisele. Gostei da sua orientação relativa passeo tigre, pretendo viajar BA agora metade de junho e gostaria de dicas para fazer este passeio até cidade tigre e saber das opções mencionadas de restaurantes e passeios, gostaria de saber como se volta de tigre sem ser via rio e sim por estrada ou trem, caso haja está possiblidade. Agradeço desde já pela sua orientação

  • Andreza Araújo disse:

    Olá Gisele! Estou chegando em BA no dia 06 de setembro numa sexta e pretendo ir a Tigre na segunda. Porém preciso saber se nesse período já está fazendo sol por aí, se na segunda tem lojinhas abertas em Porto de frutos? Também pretendo fazer o passeio mais curto e mais barato. Qual vc indica? Estarei com meio esposo e filho de 6 anos.

    • Oi Andreza, bom dia! Se vai fazer só perguntando para Deus ou para o pessoal da metereologia! Como os fins de semana são muito cheios no Tigre, eu não aconselho ir na segunda-feira, porque tem muita coisa fechada. SE não der para fazer no fim de semana, deixe para uma outra viagem para não se decepcionar. Tem muita coisa para fazer em Buenos Aires!

  • Claudineia disse:

    Boa tarde
    Irei agora dia 12 ,gostaria de conhecer o tigre.
    Ir de trem e passear de barco lá,nesta época tem passeios?
    E quais outros lugares vc indica chego na madrugada da quinta e vou terça de manhã embora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *