Florería Atlántico

Florería Atlántico medalha Não é um feito pequeno. O bar Florería Atlántico, meio Retiro-meio Recoleta, ficou em 23 lugar entre os 100 melhores bares do mundo em 2017.  A lista foi anunciada em Londres pelo The World’s 50 Best Bars,  responsável pos esta que é a competição mais importante do setor. É o único bar da América Latina a ingressar no Top 30! O número 1 no ranking é o American Bar, que fica no luxuoso Savoy de Londres.

O Florería fica no sub-solo de uma casa de flores, numa das ruas mais sofisticadas da região: Arroyo, 872. O personagem principal do lugar é um enorme balcão, de 18 metros, que atravessa o espaço do inicio ao fim. Mas há mesas também, e cada uma com sua própria luzinha.  Tudo muito charmoso. Segundo o proprietário, a ideia da decoração  foi dar um astral de convés de algum navio atracado.

 

Florería Atlántico parte superior

Todas as fotos são do Facebook do bar

A ideia é fazer uma homenagem aos bartenders que chegaram em diferentes barcos, ao longo da história argentina.

“Llegaron bartenders norteamericanos y cantineros españoles, el gin amado por los ingleses y la ginebra holandesa, los amargos italianos y el Jerez andaluz, el ron de Cuba navegando por el Atlántico y el pisco peruano desde el Pacífico, los maestros cerveceros alemanes y el anís de los turcos, el hada verde y el champagne de los franceses y el vino generoso de los portugueses Llegó otra sed, otras historias, otros pasados, otro futuro”.

 

Florería Atlántico

Quando fui conhecer o Florería Atlántico, no ano de sua inauguração, fiquei muito impressionada pelo fato de eles estarem fabricando um gim totalmente nacional chamado Príncipe de los Apóstoles, criado pelo proprietário e, agora, um dos bartenders mais conhecidos do mundo, Tato Giovannoni, casado com a brasileira Aline Vargas, que toca com ele esta empreitada.

Esse gim é destilado em Sol de los Andes, em Mendoza, e segue uma receita que Tato desenvolveu durante dois anos. Além de conter enebro (uma semente que é a base do gim) e outras ervas, leva erva-mate, eucalipto, peperina (uma erva da região de Córdoba) e casca de pomelo rosado.

Para acompanhar os drinques, a sugestão são tapas, algum pescado do dia e carnes argentinas assadas em uma parrilla que fica à vista.

Não é do tipo barato, aviso. Mas também não é sempre que você vai a um dos melhores bares do mundo!

Florería Atlántico carne

Pedi uma entrada e saí feliz

Onde: Arroyo 882.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *