Cataratas do Iguaçu: o lado brasileiro

cataratas do iguacu lado brasileiro

 

Há duas opções para conhecer as Cataratas do Iguaçu: uma pelo lado brasileiro e outra pelo lado argentino. São experiências e perspectivas diferentes e passeios que a gente tem que fazer em separado.  Digamos que o lado brasileiro é a ala vip das Cataratas – tem melhor vista e infra – e o argentino é mais roots, oferece uma experiência mais selvagem.  Os dois são bacanas.

Sugiro fazer o lado brasileiro + Parque das Aves em um dia e o lado argentino em outro. Se você gosta de esportes e trilhas, reserve um pouco mais de tempo.

cataratas do iguacu lado brasileiro gisele teixeira

Pelo Brasil, o acesso às Cataratas do Iguaçu é feito através do Parque Nacional do Iguaçu. Pela Argentina, a entrada é pelo Parque Nacional Iguazú. Se você estiver de carro, pode deixá-lo no estacionamento do centro de visitantes e depois pegar o ônibus interno do parque. Os visitantes que chegam via agencia de viagens vão parar no mesmo lugar.

É deste ponto que todos tomam um ônibus de dois andares, que nos leva Centro de Visitantes até o início da trilha. Aliás, um super centro de visitantes, com uma loja de souvenirs bem moderninha.

IMPORTANTE: Dependendo de onde você estiver, será necessário cruzar a fronteira. Ou seja, tenha sempre seus documentos pessoais.

Compre os passeios com 5% de desconto com Argentina4U

 

Cataratas do Iguaçu: o lado brasileiro

cataratas do iguacu lado brasileiro

Eu fiz o lado brasileiro primeiro, num dia de tarde e bem nublado, como vocês vão ver nas fotos. Não tinha muita água quando eu fui, mas gostei mesmo assim.

 

cataratas do iguacu lado brasileiro

O Parque foi criado em 1939 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil, com riquíssima biodiversidade. É dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, e um exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

cataratas do iguacu lado brasileiro

Depois dessa parte de ônibus, você desce em frente ao Hotel das Cataratas e já pode começar a fazer o circuito panorâmico principal. A trilha é super tranquila, esforço zero, pelo meio da mata e com espaços abertos para observação das Cataratas do Iguaçu em alguns pontos do percurso. No total, o passeio dura de 2 a 4 horas, mas quem não faz paradas longas e não dá bola para fotos pode completar esta trilha principal em menos de meia hora.

cataratas do iguacu lado brasileiro

A alta estação das Cataratas é na primavera e no verão, quando a vazão aumenta e há mais água. Por outro lado, faz muuuito calor e há congestionamento de gente para ver as queda e fazer os passeios. Para compensar, é uma época bacana para aproveitar os esportes náuticos, fazer canoagem e rafting, por exemplo.

No outono e no inverno a região está mais seca e, consequentemente, vê-se menos água jorrando. Eu fui em agosto, teoricamente período e seca, e foi igualmente impressionante. Conclusão: vá quando der, ou vá nas duas estações!

cataratas do iguacu hotel

Importante: você será acompanhado durante todo o tempo por muitos quatis, animais típicos da região. Não os alimentem, porque eles vêm com tudo e se avançam na gente! Me deu medo. 

 cataratas do iguacu lado brasileiro

As vantagens do lado brasileiros são a vista panorâmica, que é melhor, e a proximidade do ponto conhecido como a Garganta do Diabo, que fica no final desta trilha principal. A gente desce  por uma passarela que vai até o meio da Garganta. Em época de cheia dá para se molhar muito. Impressionante! É preciso fazer o passeio num só sentido – não dá para ficar indo e vindo.

Após a trilha, você pode se reabastecer no restaurante Porto Canoas (que eu não conheci). Ou então fazer algum dos passeios extras que o parque oferece.

1- Aventura Náutica: passeio de 12 minutos a bordo de um barco que te aproxima de as cataratas. É necessário ter um mínimo de 12 anos de idade para realizar esta atividade.

2 – Grande Aventura:  passeio de aproximadamente 1 hora, no qual cocê percorre a selva e navega em um bote rápido sobre as correntezas das Cataratas de Iguaçú. É necessário ter um mínimo de 12 anos de idade para realizar esta atividade.

3 – Voo de Helicóptero: Bueno….para quem pode pagar, a terceira opção é apreciar as cataratas desde as alturas, num voo panorâmico.

 

cataratas do iguacu lado brasileiro

Serviço:  O acesso às Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro, acontece diariamente das 9h às 17h. Pelo lado argentino, das 8h às 18h. As tarifas para acesso aos Parques podem ser acessadas pelos sites oficias do Brasil e da Argentina. No caso do Brasil, dá para comprar online, AQUI. Os valores não incluem os passeios adicionais dos Parques, como o Macuco Safari, a Trilha das Bananeiras, a Trilha do Poço Preto e Esportes de Aventura.

Valores dos Ingressos do lado brasileiro
Valores dos ingressos do lado argentino

 

Leia também:

Cataratas: onde é que fica, quando ir e onde ficar 

Cataratas do Iguaçu: o lado argentino

Foz do Iguaçu: Mesquita árabe + Templo Budista + Três Fronteiras 

 

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *