Rússia em Buenos Aires

 

Com a Copa do Mundo 2018 batendo à porta, e esse friozinho mezo sibérico, a pedida é tomar um shot de vodka e seguir as pegadas da Rússia em Buenos Aires. A cidade tem uma igreja ortodoxa, três restaurantes típicos, escola de idiomas, escola de patinação no gelo e até tangos russo, sim senhores.

Segundo a Embaixada da Rússia em Buenos Aires, umas 300.000 pessoas dessa ascendência vivem hoje na Argentina, uma das maiores comunidades da América Latina. A maioria descende de imigrantes que desembarcaram no porto de Buenos Aires entre o final do século XIX e inícios de XX, mas também há pessoas que chegaram nos últimos 20 anos.

Começamos com música?

 

Rússia em Buenos Aires – Igreja Ortodoxa Russa

 

igreja ortodoxa russa_russia em buenos aires

Esta igreja é um dos principais símbolos da coletividade em Buenos Aires e fica no bairro de San Telmo, em frente ao Parque Lezama, meio escondidinha. Mas basta olhar para cima para encontrá-la. Tem cinco cúpulas de cor azul e estrelas douradas. É a primeira Igreja Ortodoxa da América Latina, inaugurada em 1901. Foi construía por insistência do padre Constantino Izrastsoff, que havia sido enviado pelo czar Alejandro III a Buenos Aires.

A edificação da igreja, de estilo moscovita, foi feita com doações particulares e executada pelo arquiteto Alejandro Christophersen. A parede que separa o altar do templo é de estilo bizantino, doada por Eudokia Koshenivkova, de San Petersburgo, e feita na Moldávia. Em suas laterais, se podem ver dois murais – uma chamado “Batismo de Rússica” e outros com motivos sobre a Virgem, Jesus e San Juan.O lugar foi declarado Monumento Histórico Nacional.

As visitas guiadas acontecem no segundo domingo de cada mês, às 15h30, e duram de 46 a 60. Não é permitido tirar fotos. Importante: as mulheres não podem entrar de calças! Neste link estão as regras para visitação. Confira aqui o horário das missas. 

Onde: Brasil 315

 

Rússia em Buenos Aires – restaurante CCCP

Seguimos em San Telmo, na rua Carlos Calvo, entre Piedras e Chacabuco, onde está o CCCP, um restaurante-bar para provar comidas típicas russas,  como o Pelmeni (espécie de capeleti  recheado de carne, com molho de champignon) e o filé estrogonofe, o grande clássico da região.

CCCP é o acrônimo de Союз Советских Социалистических Республик: URSS ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A decoração traz enormes fotos de edifício do Kremlin, bandeira vermelhas e uma série de retratos. Vejam bem se os reconhecem: Lenin, Stálin, Gagarin, Gorki, Brézhnev e Khroushchev. Se acertaram todos, podem brindar! Vodka em shots ou drinques, como o “Bandera Rusa”, “Perestroika” e “Plaza Roja”.

Os proprietários são uma família proveniente da Sibéria, de Irkutsk, que chegou à Argentina há 15 anos. Primeiro abriram um restaurante que funcionou por 13 anos em Almagro (Ermak), até que fundaram o CCCP. Leiam detalhes da delícias do CCCP neste post do Antigourmet. 

Saiba mais sobre comidas russas nesta matéria do La Nación. 

Onde:  CCCP – Carlos Calvo 787 – San Telmo
Tel: 4307-1037. De terça a sábado, das 18h às 24h. Domingos de 12h às 18h

 

Descubra outros restaurantes em Buenos Aires 

 

Rússia em Buenos Aires – La Comidería

O La Comidería, em Belgrano, oferece pratos da cozinha russa para levar para casa e tem como slogan “comidas caseiras da minha família“. Tudo o que vi no Facebook deles me parece muito apetitoso. Eder, Torta Napoleón, Pirogi con papas, Galletitas de vodka! O negócio é de Kharenko e Andrey Svidruk, um casal de Sochi que, em meio à crise política e política que vivia Rússia em 1994, deciciu migrar para a Argentina. A conferir!

Onde: Olazabal 2734 (9,46 km) – Belgrano
Como chegar

Informações em Facebook. 

 

Rússia em Buenos Aires – El Molino Dorado

 

russia em argetina el molino dorado

El Molino Dorado, este restaurante em pleno Almagro, já é sinônimo de comida russa caseira. O nome foi escolhido pelo dono Dimitri Svetlichniy, em homenagem a um café de sua infância que vendia sorvetes de três sabores: frutos del bosque, crema y chocolate. Dimitri chegou a Buenos Aires em 1998 junto com a mãe Irina e abriram o negócio em 2009. O lugar é pequeno (para 22 pessoas) e decorado com quadros de propagando soviética e jornais de época. Oferece mais de 30 opções de vodka! 

Onde:  Quito 4100, Almagro.

Casa da Rússia em Buenos Aires

Este espaço nasceu com o objetivo de oferecer apoio à comunidade russa na capital argentina, mas tem um forte trabalho de difusão de sua cultura por aqui, com concertos, exposições, projeções de filmes e outros eventos culturais, além de uma biblioteca e curso do idioma. Esta semana, aliás, há vários eventos. O Dia Nacional do país, 12 de junho, cai apenas 48 horas antes da primeira partida da Copa do Mundo de 2018, cujo jogo é Rússia e Arábia Saudita.  Outras informações na Casa da Rússia no Facebook . 

 

Rússia em Buenos Aires – Escola de Russo

A Escola de Russo promete que os estudantes começam a falar desde a primeira aula, com programas desenvolvidos segundo o Marco Comum Europeu de Referência para as línguas (MCER). Há um curso específico para quem vai para a Copa do Mundo e ainda um curso expresso para turistas. Ainda dá tempo de aprender umas palavrinhas! A escola fica na área de Congreso. Informações em Facebook. O CUI também ensina Russo.

russia em buenos aires escola de russo

 

Rússia em Buenos Aires – Escola de Patinação

Buenos Aires tem uma Escola Russa de Patinação no Gelo, treinadas por Serguei Rybnikov. A página deles no Facebook está ativa, mas não tem muita informação.

 

Fontes de informação:

Facebook da Embaixada Russa em Buenos Aires

Agência de notícias Mundo Sputnik

Russia Beyond ES

Agência TASS (em inglês)

3 Comments

  • Guilherme disse:

    Olá Gisele, como vai?
    Já que o tema é Russia me diz uma coisa por favor: como é a Copa ai em Buenos Aires? Rola telão com os jogos em praças? Mesmo de outras seleções? Esta me dando uma baita vontade de ir a Buenos na semana da final da Copa. Fui a Buenos Aires na epoca da Copa no Brasil e vi bastante referencia ao Mundial(como eles chamam ai).
    um grande abraço para você e pro Edu.

  • Oi Guilherme, rola teláo nas pracas sim! Na Praca San Martin creio que passam todos os jogos. E também nos bares. Vale a pena, se vocë quiser curtir um astral diferente. Só queé friooooo. Vem!

  • Sara disse:

    Olá, Gisele!
    Como está?
    Tenho um amigo russo,e hoje ele me perguntou como conseguir a cidadania Argentina.
    Qual é o procedimento?
    Você saberia me responder?
    Desde já,fico grata!

    Sara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *