Piazzolla para experimentar, descobrir e lembrar

Astor piazolla

 

Setembro é um dos meses mais lindos para visitar Buenos Aires e este ano coincide com duas propostas bem “piazzolleanas”! Astor Piazzolla é lembrado com uma série de concertos no Konex  (Experiencia Piazzolla) – que vão de obras sinfônicas a interpretações de gaita de boca – e com a chegada do filme documentário Los Años del Tiburón, que traz imagens inéditas do arquivo familiar privado do compositor.

Um mês pra curar a ressaca do Mundial de Tango com mais tango!

 

Piazzolla para descobrir

Os fãs de Astor Pizzolla, como eu, estão contando os dias para a estreia do documentário Los Años del Tiburón, que traz filmagens caseiras nunca vistas do bandoneonista, que mostram o artista em sua intimidade, mas também em concertos e gravações inéditas.

O documentário traz depoimentos do filho Daniel e a voz de Piazzolla em diálogos com a filha Diana, jamais escutados antes.

A infância do músico, a pesca de “tiburones”, os anos em Nova York, a mítica história com Carlos Gardel e o destino, enfim, a reconstrução da vida de um ícono que a gente não cansa de investigar, saber mais, tentar entender.  Dizem que a montagem está excelente.

A direção do longa metragem – com estreia em 30 de agosto – é de Daniel Rosenfeld (que também fez “Saluzzi, ensayo para un bandoneón y tres hermanos” e “Cornelia frente al espejo”).

 

Piazzolla para experimentar

A Fundación Konex apresenta este ano a segunda edição da Experiencia Piazzolla, festival que nos convida a percorrer a vida e obra deste gênio durante seis dias.  A proposta é bem eclética – com concertos entre 11 e 16 de setembro –  e curaduría artística de Daniel “Pipi” Piazzolla, neto do músico.

O primeiro show, dia 11 de setembro, traz o Quinteto Astor Piazzolla junto a Hugo Fattoruso e Juan Carlos Baglietto como convidados de honra. O Quinteto foi a formação musical que mais expressou as ideias do maestro. A primeira formação é da década de 1970. Depois da morte do músico, para difundir sua obra do músico, Laura Escalada Piazzolla decidiu formar um novo conjunto, que agora já leva 20 anos.

Na segunda noite, uma orquestra formada especialmente para a ocasião e diriga pelo maestro Gustavo Fontana interpretará o repertório sinfônico de Piazzolla, com o bandoneonista Lautaro Greco como solista convidado. Parêntesis: semana passada eu escutei esse menino, em outra formação, e voltei para casa de joelhos!

Na quarta, dia 13, Miguel Zenón, músico destacado da cena do jazz de Nova Iorque, mostra versões da obra do compositor argentino com arranjos próprios. Na sexta, dia 14, uma noite super feminina, com as vozes de Fabiana Cantilo, Julieta Venegas, Hilda Lizarazu, Ligia Piro e Sandra Mihanovich.

A seguir, Elena Roger e Escalandrum apresentam 3001 Proyecto Piazzolla, em uma única apresentação no ano em Buenos Aires.

Para finalizar, a Camerata Argentina,  dirigida pelo maestro Pablo Agri junto a uma formação de três bandoneonistas de diferentes: Néstor Marconi, Horacio Romo e Lautaro Greco.

camerata argentina piazzolla

Entre quarta e domingo, serão realizados também, numa sala menor, cinco concertos íntimos: Los Greco, Diego Schissi Quinteto, Juan Cruz de Urquiza Septeto, Lito Vitale trío e Franco Luciani trío serão os encarregados de versionar Piazzolla a partir de diferentes gêneros e estilos.

E mais: um espetáculo infantil e uma série de conferências e clínicas completam a programação do festival. Entradas a venda AQUI. 

Leia todas as matérias sobre Piazzolla no Aquí me Quedo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *