Tango e Fado, uma viagem em poucos acordes

tango e fado

Tango e Fado se atraem mutuamente e nos levam da Argentina a Portugal em poucos acordes. Senti isso há alguns anos quando estive num show da Carminho no CCK. Foi escutar o primeiro acorde de guitarra portuguesa para eu começar a chorar! Como pode? Uma música que vai lá no coração e o esgarça sem dó? Para mim só tinha acontecido antes com o tango.

Aproveitei para investigar um pouco as similitudes entre os dois ritmos. Não são poucas. Ambos são populares, nasceram em ambientes marginais e foram influenciados pela imigração em seus países. Carregam o DNA das músicas que surgiram em cidades portuárias – Buenos Aires e Lisboa, respectivamente. Ou seja, a tristeza da alma do imigrante, de seus amores difíceis, da pátria perdida, da nostalgia pelo passado, da solidão.

Mas nem precisa de letra.  Escutem esta hermosa conversa entre o bandoneonista argentino Daniel Binelli e o guitarrista português Pedro da Silva, que está no disco Tango Fado Duo. 

Tango e fado são também, ambos, considerados patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, e passaram por movimentos similares: uma época de esplendor, outra de certo letargo e quase desaparecimento e, agora, um tempo de ressurgimento com novos expoentes.

Leia mais sobre tango e fado 

Esse caminho comum inclui algumas curiosidades. Dizem que Amália Rodrigues, a dama do fado, cantava o repertório de Carlos Gardel – mas não encontrei registros! E o nosso Zorzal Criollo cantou o fado Caprichosa, de Froilán Aguilar. “En Portugal tengo un nido hasta ahora abandonado donde, si escucha el oído siempre oirás cantar un fado”. Escutem-o AQUI, na versão de Dolores Solá e Karina Beorlegui.

Mais recentemente, várias  fadistas incursionaram pelo ritmo do Rio da Prata, como Mísia, Mariza ou Cristina Branco. Encontrei inclusive um disco chamado Tango-Fado, do grupo Al Moraria, de 2014, que ilustra a abertura deste post.

Por aqui, desde 2012 se realiza o Festival Porteño de Fado y Tango,  com produção de Karina Beorlegui, uma das principais incentivadoras desse namoro. Este ano, em sua quarta edição, o evento acontece de 31 de outubro a 2 de novembro.  

Toda essa conversa começou porque embarco dia 16 de julho para Portugal, para participar para participar da quinta edição das Jornadas Internacionais de Turismo | Águeda 2019, e contar um pouco como o tango contemporâneo vem consolidando o turismo de experiências na Argentina. O convite veio da Câmara Municipal da cidade, organizadora do encontro. Leiam mais no link abaixo!

O tango vai dar um rolé em Portugal!

Participo dando um panorama das ofertas de turismo de experiência na área de tango em Buenos Aires, na mesa que reúne as experiências internacionais.  Com um coletivo de oito fotógrafos, apresentamos também uma mostra de fotografia, chamado Tango Vadio, e completo a participação com duas oficinas de tango para principiantes. Mega contente!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *