Santa Fé-Jáuregui, a estação LGBTI do metrô portenho

A estação Santa Fé da Linha H do metrô portenho agora é Santa Fé – Jáuregui, a primeira no mundo a fazer homenagem a um ativista da diversidade sexual, fundador da Comunidade Homossexual Argentina (CHA) e organizador das primeiras marchas de orgulho gay. Saiba quem foi Carlos Jáuregui.

 

Desde o começo do último período democrático, a esquina de Pueyrredón e Santa Fé é uma zona emblemática de encontro gay. Foi um lugar de “trincheira” também para Carlos Jáureguy, que dá nome à parada e um dos pioneiros do movimento LGBTI na Argentina, em muitas coisas:

  • foi o primeiro ativista argentino a assumir que era soropositivo
  • fundador e primeiro presidente da Comunidade Homossexual Argentina (CHA), 1984
  • organizador da primeira Marcha do Orgulho em Buenos Aires, em 1992
  • um dos mentores do primeiro projeto de união civil e militante para a inclusão do Direito a ser diferente no artigo 11 da Constituição da Cidade Autônoma de Buenos Aires.
  • faleceu em 20 de agosto de 1996, data na qual se instaurou em sua memória o Dia do ativismo pela diversidade sexual.

 

Há poucos dias o nome da estação foi trocado de Santa Fé para Santa Fé-Jáuregui. Chega a ser bizarro que isso aconteça justo neste governo, acusado de tantos retrocessos nesta área. Enfim…é melhor do que nada e um símbolo de resistência.

O atual presidente da CHA, César Cigliutti, ressaltou que Jáuregui “deu sua própria identidade e visibilidade a toda a nossa comunidade lésbica, gay, bisexual, trans e intersexual (LGBTI), na época mais desafiante e de maior discriminação. Ele foi o primeiro e o único por muitos anos”.

A estação tem um mural de 14m x 4m, do artista venezuelano Daniel Arzola, além de ilustrações na entrada e intervenções nas escadas. Há frases de Carlos Jáuregui, Ilse Fuskova, Héctor Anabitarte, Claudia Pía Braudacco, Lohana Berkins, Alejandro Modarelli, Roberto Jáuregui e Néstor Perlongher, todos militantes do movimento LGBTI.

O local será ponto de distribuição de material informativo, como leis logradas, cuidados de saúde, prevenção de doenças e lugares para realizar denúncias por discriminação. Um dia desses, quando você estiver subindo ou descendo a escada colorida da estação Santa Fé-Jáureguy, da linha H, vai ser bacana saber desta história e entender que por trás deste nome teve muita luta.

Muitas destas informações eu encontrei no suplemento Soy do Jornal Página 12, que traz muita matéria bacana sobre este tema. Nesta edição, por exemplo, sob o título Nube Queer, as livrarias e espaços digitais que guardam a memória do movimento LGBTI pelo mundo.

Curiosidade: Até então, a linha H do metrô era toda tangueira!

Buenos Aires, onde até o metrô é tangueiro.

Subte portenho, a Buenos Aire Underground! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *