Restaurante Napoles, “a” novidade da avenida Caseros

A Avenida Caseros é uma das mais lindas do sul portenho e a cada dia incorpora novas propostas e lugares interessantes na área gastronômica. Se você já achava difícil escolher entre o Caseros, o Hierbabuena, o Bacán ou o La Popular, prepare-se. Vai ficar mais indeciso. Chegou o restaurante Napoles, um espaço que é também antiquário e bar e está lindo de morrer. Anote já na sua agenda se você está com viagem marcada para Buenos Aires: Caseros, 449.

restaurante napoles

Todas as fotos são do Facebook do Napoles. Justo fui sem câmara!

Quem chegou primeiro foi o Antiquário Gabriel del Campo, um lugar fora de série, filial da casa que fica em frente à Praça Dorrego (San Telmo). Impressiona primeiro pelo tamanho, gi-gan-te. São 2.000 metros quadrados de área, onde um dia foi a garagem das carruagens de Eduardo Anchorena. No início do século XIX, a avenida Caseros se caracterizava pelas elegantes casas de fim de semana das famílias mais abastadas de Buenos Aires.

Bom, depois que você se impressiona com o tamanho, se impressiona com a infinidade de coisas para olhar, descobrir e, porque não, comprar. Por exemplo: o proprietário, Gabriel del Campo, é um colecionador de carros de época, com mais de 70 unidades e outras 50 motos, e muitos deles estão lá dentro! Ou seja, você pode arrematar uma Maserati, ou uma Bugatti! Ou um jeans, se o orçamento for como o meu. Há uma seção de roupas second hand, no espaço chamado Red Baron, que fica no meio do antiquário.

Restaurante Napoles + bar + antiquário + second hand

Depois do antiquário, o proprietário instalou o restaurante Napoles, que funciona meio mesclado com as antiguidades. São vários ambientes e nichos que você vai explorando aos poucos. Sempre com o queixo lá no chão.

restaurante napoles drinques

A carta é pequena, sendo que o forte são os pratos italianos, como as pastas e pizzas.  Há sempre um menu do dia, que inclui entrada e bebidas (inclusive taça de vinho), por $230 pesos (preços de junho de 2017). O dia que eu fui tinha polenta ou sopa de entrada, e pescado ou caneloni de principal.

Para almoço ou jantar a la carte, o restaurante Napoles tem seis alternativas de entradas ($180-$210), três opções de saladas ($210-$280), peixe do dia com pure de batatas  ($210), costelinha de porco com molho de tomate ($280), cinco pastas secas e feitas ali mesmo no restaurante ($190-$230) e ainda sete versões de pizzas amassadas no salão ($210-$260), além de calzones de lamber os bigodes.

restaurante napoles calzone

No bar, quem assessorou o projeto foi Sebastián Atienza (ex Milion, Florería Atlántico), um dos bam-bam-bans dos drinques em Buenos Aires, que teve a ideia de criar tragos da época da máfia italiana!  Por exemplo,  os “Capo Famiglia” são três versões de Negroni. Mas você pode optar tambémpor um “Sottocapi”, ou um “Consiglieri”!

“La Hora de la Camorra”, que vai de terça a sábado, das 16h às 19h, o restaurante Napoles vira bar e oferece um happy hour ítalo-argento, com bebidas 2×1. Entre as opções, Campari Orange 2x$90, Negroni 2x$100, Aperol Spritz 2x$80, Sangria e Clericó a $120 e cerveja Imperial Lager 2x$60.

restaurante napoles drinques 2

Quando você sair do restaurante, aproveite para reparar no edifício que está em frente e toma toda a quadra. Ele foi construído em 1912 pelo arquiteto Christian Schindler e tem 120 metros de fachada, entre as ruas Defensa e Bolívar. Foi pensado para alojar os diretores ingleses da empresa de trens Ferrocarriles del Sur. Esse edificio, junto com outros caserões da quadra, desenhados pelo mesmo arquiteto, dão um toque europeu a esse cantinho de San Telmo.

Mercado de San Telmo, cheio de novidades! 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *