O lado argentino das Cataratas de Iguaçu

foz do iguacu lado argentino

O lado argentino das Cataratas de Iguaçu é mais roots que o brasileiro e nos oferece uma experiência mais selvagem. Reserve um dia (ou pelo menos uma tarde) para visitá-lo com calma.

foz do iguacu lado argentino centro de visitantes

Foz do Iguaçu: o lado argentino

A entrada para a parte argentina das Cataratas de Iguaçu é realizada pelo Parque Nacional Iguazu, criado em 1934 em uma área que fica ao norte da província de Misiones, de 67 mil hectares. Diferente do passeio brasileiro, no qual a gente de ônibus até a entrada principal, no país vizinho o acesso é com um pequeno trem, com capacidade para 250 pessoas (tem facilidades para cadeirantes), que percorre 18km. Como  é todo aberto, a gente já vai tomando contato com a natureza.

foz do iguacu lado argentino trenzinho

O parque oferece várias trilhas: uma básica, de um quilômetro e meio, que na maior parte do tempo vai por uma passarela construída sobre ilhotas e o leito da parte superior do rio Iguaçu, e nos leva até a Garganta do Diabo. Eu achei mais bacana esta trilha que a do lado brasileiro, especialmente porque se vê mais a fauna.

foz do iguacu lado argentino

cataratas do iguacu lado argentino

cataratas do iguacu lado argentino

cataratas do iguacu lado argentino

Depois, há outros dois circuitos: um curtinho, de 700 metros, o Circuito Superior, em uma passarela construída na beira do precipício, passando em revista várias quedas secundárias. E outro, mais longo, de 2,5 km, porém imperdível: o Circuito Inferior, de onde a gente vê as quedas de outros ângulos.   Num dos trechos você fica praticamente embaixo delas. Vale muito a pena. Como é extenso e tem escadas, é bem menos cheio do que a passarela da Garganta. E como a trilha é circular, você volta ao ponto de partida sem repetir nenhuma parte do caminho.

foz do iguacu lado argentino

Por fim, há um passeio noturno em noites de lua cheia, que inclui caminhada e jantar, além de três expedições de mais tempo: na Selva (20km), Pioneiros (que é feita bem cedinho, quando a selva se desperta, para observação de aves) e ainda a Expedición a la Cascada (em 4×4).

IMPORTANTE: Dependendo de onde você estiver hospedado, será necessário cruzar a fronteira. Ou seja, tenha sempre seus documentos pessoais na bolsa. 

foz do iguaçu lado argentino

Compre os passeios com 5% de desconto com Argentina4U

 

Serviço:  

Valores dos Ingressos do lado brasileiro
Valores dos ingressos do lado argentino

 

Leia também:

Cataratas: onde é que fica, quando ir e onde ficar 

Cataratas do Iguaçu: o lado brasileiro 

Foz do Iguaçu: Mesquita árabe + Templo Budista + Três Fronteiras 

2 Comments

  • Lara disse:

    Não é o lado argentino de Foz.. (Foz é a cidade brasileira mais proxima às cataratas) mas o lado argentino das Cataratas*.. (sendo a cidade mais proxima Puerto Iguazú) bjs

    • Na verdade eu sei, Lara. E tive muitas dúvidas em colocar isso, mas é que os brasilerios não buscam por Iguazu, buscam sempre Foz do Iguaçu, sequer buscam cataratas, mas eu vou corregir. Melhor não ser encontrada, que encontrada com um erro proposital. Gracias pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *