Sorvete: paixão nacional na Argentina

sorveterias de buenos aires morango
sorveterias de buenos aires _livro

Capa do livro Heladerias de Buenos Aires, de Horacio Spinetto

Perguntar para um morador qual o melhor sorvete de Buenos Aires é puxar briga! Esse é um tema tão polêmico que no verão gera debates calorosos como os da política e do futebol! Apenas na capital são mais de 3.000 sorveterias, o que faz com que esta mistura de sabores com leite, água ou creme seja considerada um clássico portenho.

A paixão pelo sorvete vem de uma rica herança deixada pelos vários imigrantes italianos que aqui se instalaram. Não é à toa que mesmo tarde da noite, seja verão ou inverno, é possível encontrar diversas dessas sorveterias abertas e com bastante movimento.

Freddo, Persicco, Chungo, Volta e Munchi’s são as principais cadeias, estão por todo o lado, e fazem uns sorvetes super deliciosos, embora não sejam mais “artesanais”. Por outro lado, há um mundo de pequenas sorveterias por descobrir escondidas nos bairros e com público fiel.

 

 SORVETERIAS DE BUENOS AIRES – HISTÓRIA

A paixão vem de longe. Dizem que já se tomava sorvete em 1845 e que até a instalação da primeira fábrica de gelo, em 1860, os sorvetes eram preparados com gelo vindo dos Estados Unidos em navios, que depois eram acondicionados na geladeira do velho Teatro Colón, abaixo do setor de platéias.

A sorveteria mais antiga ainda em funcionamento é a El Vesuvio (Corrientes 1181), inaugurada em 1902 e que, como quase todas as pioneiras, chegou pelas mãos de imigrantes italianos que trouxeram na bagagem receitas familiares secretas.

Na época, duas pessoas giravam uma manivela por cerca de 1h45 para preparar a mistura. A Vesúvio é mencionada inclusive no tango La Ultima Grela, de Horacio Ferrer, musicado depois por Piazzolla.

SORVETERIAS DE BUENOS AIRES

A super equipe da Laponia!

Uma das mais famosas de Buenos Aires, no entanto,  foi a Laponia, cujos vendedores, vestidos de branco, percorriam a cidade em bicicleta e triciclos na pré-historia do delivery. A empresa chegou a ter 1.800 empregados e 100 sucursais na década de 1930!

 

SORVETERIAS DE BUENOS AIRES – CADEIAS

A fidelidade é tema sério quando se fala em sorvete. A Freddo, exemplo, tentou se instalar em Villa Devoto e foi obrigada a fechar as portas. Os vizinhos fizeram bloqueio para prestigiar a Monte Olivia, um clássico do bairro que teve, entre seus frequentadores, o grande Ernesto Sábato.

Isso não quer dizer que as cadeias também não tenham seus fãs. Das cinco maiores, três devem sua existência a um mesmo italiano, Luigi Anversa, e seus descendentes: a Persicco, a Freddo e a Volta, mas a única que não trocou nunca de dono foi a Chungo. Completa a lista de grandes sorveterias a Munchi’s, que trabalha somente com leite de vaca da raça Jersey.

 

SORVETERIAS DE BUENOS AIRES –  CADORE

 

A National Geographic elegeu a Cadore, que fica no Centro, como uma das melhores sorveterias do mundo. Ou seja, se você estiver perto da avenida Corrientes, não deixe de visitá-la. Os sorvetes da Cadore nascem em 1881, no norte da Itália, quando a família responsável pela sorveteria inicia a tradição com receitas familiares. Nos anos 50, se instalam em Buenos Aires e trazem consigo a receita dos deliciosos sorvetes artesanais.

Entre os sabores em destaque estão o chocolate com cointreau, doce de leite (claro!) e mousse de limão. O lugar foi declarado de Interesse Cultural pela Legislatura Portenha. Corrientes 1696.

 

SORVETERIAS DE BUENOS AIRES –  BAIRROS

Perto do Mercado de Pulgas de Dorrego, no bairro de Colegiales, está a Heladería Scannapieco. Fundada em 1938, tem entre seus sabores top o sorvete de canela e o chocolate com passas.  Av. Alvarez Thomas 10.

Se estão por Chacarita podem provar a Occo, ou Tufic por Palermo Soho, embora a marca tenha várias sucursais. Peçam o mousse de maracujá ou o chocolate turco! Se forem corajosos, podem pedir a mistura de abóbora, coco e curry.

Por Palermo Botânico a dica é a Jauja (Lafinur 3275) e também seus sabores extravagantes, como sidra, rosa mosqueta e cerveja.

Duas coisas, no entanto, são indiscutíveis. A quantidade (quatro litros de sorvete por ano por habitante), e o sabor preferido da galera, o doce de leite, em diferentes versões.

Se apertar a dor na consciência, apele para a desculpa dos argentinos. Eles dizem que o “helado es bajativo”, isto é, ajuda na digestão!

E, muito importante: não esqueçam que sorvete em espanhol é helado. Quem pedir sorvete pode levar para casa um canudinho!

 

Leia também:

Restaurante Napoles: a novidade da Avenida Caseros 

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *