Espadas y Crisantemos

 

A primeira vez que escrevi sobre restaurantes a portas fechadas em Buenos Aires foi em 2009, e pensei que era só uma moda. Estava enganada. A onda segue até hoje, firme e forte, com uma oferta generosa e de altíssima qualidade.

Para quem nunca ouviu falar, o conceito dos restaurantes a portas fechadas é o seguinte: são residências que abrem  ocasionalmente para jantares, com reservas feitas por e-mail ou telefone. O endereço é fornecido somente após este primeiro contato e quem comanda as panelas é, normalmente, o anfitrião ou um chefe amigo da casa. Outras características em comum: abrem poucos dias por semana, às vezes só sexta e sábado à noite, ou nos domingos, e possuem pouquíssimas mesas.

restaurante a portas fechadas espadas e crisantemos

Curtindo o Espadas y Crisantemos

O menu troca a cada semana e está na internet, ou então é enviado por email. A comida é sempre de altíssimo nível.  Os menus são entre 400 e 600 pesos (em outubro de 2017), sem bebidas.

Restaurantes a portas fechadas: Espadas y Crisantemos

Recentemente fui conhecer o Espadas y Crisantemos, num bairro chamado Parque Chas, a convite da Marina Agulla, uma amiga tradutora que está à frente da proposta, em parceria com o namorado e bartender Leonardo Passerini e o chef Juan Antonio Fierro Parra.  Os jantares são servidos na casa da cenógrafa Silvana Giustozzi, mãe da Marina.

restaurantes a portas fechadas proprietaros

O cardápio deles muda a cada semana e o espaço abre somente aos domingos. Há noites específicas de menú de caça e campo, de tapas, de comida árabe, etc.  Sempre com opções vegetarianas, obviamente.

Na noite que a gente foi, a proposta era comida mexicana. Fomos recebidos com um coquetel e uns “montaditos”

restaurantes a portas fechadas montaditos

O primeiro prato foi uma  “flauta de pollo con guacamole, lechuga capuchina y crema ácida” (foto abaixo). Eu comi os dois rolinhos! Depois, um “taco de carnita con piña y cilandro” e, como terceiro prato, “pollo en mole negro con arroz y frijoles refritos”, que estava mega picante mas delicioso! Por fim, ainda teve sobremesa, que era salada de fruta, para limpar o paladar.

restaurantes a portas fechadas entradas

restaurantes a portas fechadas principal

restaurantes a portas fechadas sobremesa espadas y crisantemos

A comida estava toda excelente, mas a verdade é que foi muito pra mim. Não consegui provar a sobremesa. As bebidas são à parte e eles surgeriram uma cervejinha (70 pesos a long neck). Vinhos a 300 pesos.

Veredito: recomendadíssimo!

Onde: Espadas y Crisantemos. Reservas por Facebook. 

 

Leia também:

Onde estudar gastronomia em Buenos Aires 

Doña Petrona e as intrigas da gastronomia argentina

 

6 Comments

  • Antonio Claudio Soares Bonsegno disse:

    Prezada colega Gisele, uma idéia interessante que acredito não se conheça no Brasil. Gostei da sugestão que ofereceu no blog. Uma pena foi ter enviado zap a você pedindo um pequeno favor – ligar para a recepção de um hotel onde costumo ficar quando vou a BA e perguntar se um dos recepcionistas usa o whatsapp para poder me comunicar com eles, mas você não respondeu, talvez porque mudou seu celular ou outro motivo qualquer. Mas um jovem portenho me fez o favor e já estou me comunicando com o hotel. Abraço fraterno (acho que sou antipático a você porque sei da sua ideologia esquerdista e hoje sou homem de direita.) Meu zap é +5513997026439.

  • Cida Filippini disse:

    Sou brasileira e vou a Bs As duas vezes ao ano! Adoro suas recomendações! Quando penso que conheço tudo… vem vc com novidades !! Ótimo

  • Oi AntOnio, mil desculpas. Eu não lembro de ter visto esta tua mensagem com o pedido para ligar para o hotel. Te peço desculpas de coração. Sobre ser de direita ou de esquerda não vem ao caso aqui e é a parte boa da democracia, né?Te mando um afetuoso abraço.

  • Ola Gisele, buenas !

    Ontem descobri seu blog e achei muito bom e interessante para quem se candidata a visitar a capital porteña.

    Estou trabalhando um site sobre turismo denominado VIAJANDEI.com e já roubei algumas dicas suas sobre restaurantes de BUE.

    Gostaria que voce desse uma olhada e fizesse seus comentários e até mesmo sugerisse algumas alterações e/ou inclusões.

    A minha experiencia nesse segmento vem desde 1960 quando comecei como Agente de Viagens aqui em Porto Alegre. Foram 18 anos atuando na área, com uma vasta experiencia com grupos pelo mundo a fora. Foram cinco Copas do Mundo ( Chile, Inglaterra, Mexico, Alemanha e Argentina ) além de 22 viagens pelo continente europeu acompanhando grupos de minha agencia.

    Agora, aposentado, resolvi criar um brinquedo para me distrair e transmitir para quem se interessar o meu conhecimento sobre esta importante matéria.

    Aguardo seu retorno,

    Obrigado

    Edilton Hofmann
    ediltonbr@hotmail.com

  • Una cálida ambientación realizada por Silvana Giustozzi – Escenógrafa, con objetos provistos por Esas Cosas de Ayer – Arte y Antigüedades.

    http://www.facebook.com/SilvanaGiustozziEscenografa
    http://www.facebook.com/EsasCosasDeAyer/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *