Onde estudar de graça em Buenos Aires

Se você começou o ano a fim de aprender coisas novas, leia este post e saiba onde estudar de graça em Buenos Aires. O governo da cidade oferece mais de 900 cursos, em diferente áreas, formatos e duração, totalmente gratuitos. Entre eles, fotografia, administração, gastronomia e hotelaria, para citar alguns. Eu já vou para o segundo – o primeiro foi na educação “não formal”, sem diploma reconhecido, e agora testo um curso técnico de nível terciário, de validade nacional.

Embora a oferta seja grande, o governo vem enfrentando críticas por recortes no orçamento nesta área e fechamento de escolas, especialmente em áreas rurais e no Tigre.

 

Onde estudar de graça em Buenos Aires

Formação Técnica Superior

studar de graça em Buenos Aires_turismo sustentavel

Se puder, “turiste” de bike. Não polui, tem custo baixo e você ainda gasta calorias!

 

Escrevo este post no meu primeiro dia de aula do curso de Turismo Sustentável e Hospitalidade. Toda animadinha por voltar aos livros e começar uma carreira que vai me envolver pelos próximos três anos, com aulas todos os dias, aprendendo e discutindo sobre um dos temas que mais gosto, turismo, com este viés ambiental. O curso é oferecido em dois lugares diferentes, e em dois turnos – pela manhã ou à noite.

Eu vou fazer o diurno, porque é aqui do lado de casa e tenho bastante flexibilidade de horário de trabalho. As aulas são das 9h às 12h50 – embora não seja uma carreira universitária, a carga horária é bem puxada.

No mesmo Instituto de Formação Técnica Superior (IFTS) em que vou estudar, são oferecidos ainda os cursos de Hotelaria e o de Gastronomia (este é mais exigente ainda, com aulas de manhã e de tarde, todos os dias). As aulas são na sede da Uthgra, Unión de Trabajadores del Turismo, Hoteleros y Gastronómicos de la República Argentina, mais conhecido como o Sindicato dos Gastronômicos, tudo bem organizadinho (pelo menos por enquanto).

 

Requisitos para inscrição 

Para se inscrever (para alguns cursos acho que ainda dá tempo para este ano), apresentei somente a identidade argentina (DNI) e uma cópia do diploma de Jornalista, mas pode ser também o histórico escolar ou o diploma do secundário, para os que não possuem formação universitária. A inscrição é online. 

No caso da Formação Técnica Superior, a oferta é de 40 carreiras, em diferentes bairros. Entre as vantagens destes cursos estão a curta duração (nem todos são de três anos), rápida inserção laboral, gratuidade, convênios com universidades e título oficial. Clique AQUI para ver a lista e AQUI para consultar a oferta por bairro. 

 

Onde estudar de graça em Buenos Aires

Educação Não Formal

 estudar de graça em Buenos Aires

Milonga no Cetba, escola de tango

Minha primeira experiência com estes cursos gratuitos foi no que eles chamam aqui de “educação não formal”, com o professorado de tango (3 anos).  A diferença para a tecnicatura é que este não é reconhecido formalmente e não exije sequer o secundário completo. Muitos cursos são bem simples e alguns duram apenas quatro meses.

Atualmente, estão abertos 324 tipos de cursos e oficinas, em 13 áreas – o que dá uma oferta de mais de 700 possibilidades (algumas oferecidas mais de uma vez, em lugares diferentes) Quero muito fazer o e fotografia, de quatro meses!

Há de tudo: desde gastronomia de curta duração até cursos de caricatura. Veja AQUI a oferta desse ano. E inscreva-se AQUI. 

 Cursos (pagos) de gastronomia em Buenos Aires 

 

Onde estudar de graça em Buenos Aires

Formação Artística e Docente

O governo da cidade também mantém as “Escuelas Superiores de Educación Artística”, de nível terciário, nas áreas e Artes Visuais, Danças, Cerâmica e Música. Os cursos são de três anos. Informações AQUI.  E ainda as carreiras de fomação de professores de Educação Inicial, Educação Primária, História, Inglês, Educação Física, tradução e outras.  Informações AQUI. 

 

Leia também:

Onde estudar cinema em Buenos Aires 

Onde fazer cursos bacanas em Buenos Aires

Escolas de fotografia em Buenos Aires

5 Comments

  • Eline Neves. disse:

    Olá Gisele!

    Estou justamente pesquisando sobre um curso/workshop curto na área de interpretação para cinema. Sou atriz e irei passar férias em Buenos Aires na primeira quinzena de agosto de 2018. Não tenho encontrado muita oferta de cursos nessa área específica. Me indicaram olhar nos sites da UBA, Universidad Del Cine e ENERC, por exemplo. Meu marido tb. quer fazer um workshop de roteiro para cinema e tv. Se souber de algum lugar, ou alguma indicação, irá ajudar muito.
    Um abraço,
    Eline.

  • Roberta disse:

    Olá Gisele.
    Sou Roberta e Pedagoga.
    Gostaria de informações sobre cursos de especializaçāo em Educação infantil.
    Desde já agradeço atenção.
    Adorei teu blog.

  • Karla disse:

    Oi Gisele! Obrigada pelas informações! Me interessa fazer esse mesmo curso que você está fazendo? O que você está achando do curso?

  • Ildefonso disse:

    Gostaria de fazer mestrado em alguma área de História na Argentina. Algum mestrado de graça por ai?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *